Captação de Recursos Financeiros: Modalidades e Como Fazer

o que é captação de recursos financeiros?
A captação de recursos financeiros é o primeiro passo a ser dado para que uma boa ideia possa se tornar uma realidade e, com o passar do tempo, gerar valor enquanto negócio a ser conduzido e trabalho a ser realizado.

Seja como fonte o capital próprio, empréstimo governamental ou até mesmo a ajuda de amigos, construir uma empresa dependerá, em algum momento, de recursos financeiros.

Por isso, trazemos hoje para você algumas boas ideias sobre como conseguir fazer a captação de recursos financeiros que melhor pode dar conta das necessidades da sua empresa.

Veja agora!

O que é a captação de recursos financeiros?

A captação de recursos financeiros consiste em elaborar, de forma estratégica, a forma como o dinheiro que irá financiar a sua empresa, sobretudo em seus passos iniciais, será conseguido.

A captação de recursos pode se dar de diferentes formas, daquelas mais convencionais, indo a um banco ou contando com a ajuda de familiares, ou, até mesmo, fazendo um grande financiamento coletivo.

Seja de uma forma ou de outra, a captação de recursos é um dos passos mais fundamentais a ser dado na construção de uma empresa, mas pode ser também necessária em outros momentos, como em sua ampliação, por exemplo.

Quando procurar por investidores?

O momento em que buscar um investidor se faz necessário é diverso entre as empresas, mas, de forma geral, esse momento sempre está relacionado ao início do negócio ou em um cenário de necessidade de capital para financiar a expansão da operação.

No entanto, a busca por investidores também pode ser orientada por outras demandas, como o desejo de testar novos produtos para a venda, a necessidade de maquinários para a prestação de um determinado serviço ou, ainda, a contratação de pessoal especializado.

Ainda que esses momentos possam se apresentar de forma diferente e em um tempo diferente para cada empresa, podemos assumir que os investimentos devem ser buscados para que a empresa possa realmente melhorar ou aumentar.

Como fazer captação de recursos para empresas?

A captação de capital financeiros pode ser muito diferente do que ir a um banco e tomar um empréstimo, ou, até mesmo, ir às casas das pessoas que você conhece e confia para solicitar investimentos em suas boas ideias.

Atualmente, é possível conseguir um bom capital para a sua empresa sem depender de bancos ou conhecidos.

1 – Investimento com sócios

A abertura da empresa para sócios é uma boa forma de conseguir capital para investimentos. Para muitos, isso significa a perda de poder total de decisão sobre a empresa, mas precisamos afirmar que nem sempre isso é de um todo bom.

Ter um ou mais sócios significa ter mais gente dedicada a pensar em formas de fazer com que a empresa cresça e conquiste seus espaços no mercado, além de, muitas vezes, ser uma forma de fazer com que mais pessoas possam trabalhar contigo, dividindo seu tempo.

Com isso, mais e melhores ideias podem surgir, melhorando seu rendimento!

Como fazer captação de recursos financeiros para empresas?

2 – Investimento com crédito próprio ou familiar

Realizar investimentos a partir do próprio crédito ou de crédito familiar é também uma das formas de fazer a captação de recursos financeiros para a sua empresa e, talvez, aquela que pode ser a mais viável, sobretudo para pequenos empresários.

Essa é uma forma desburocratizada de conseguir o dinheiro necessário para começar a sua operação, mas deve ser sempre muito bem pensada e combinada, sobretudo por envolver suas relações pessoais.

Portanto, ainda que seja essa uma possibilidade e seja muito viável, profissionalize a relação e trate o relacionamento da sua empresa com seus amigos ou familiares de forma realmente profissional, efetuando os pagamentos religiosamente.

Da mesma forma deve ocorrer se o financiamento se der com recursos próprios, pois é fundamental ter um planejamento para que a empresa pague ao seu caixa pessoal tudo aquilo que foi investido.

3 – Empréstimo de bancos e credores

O empréstimo com bancos e credores deve ser sempre uma saída a ser analisada de forma bastante criteriosa, sobretudo por conta da taxa de juros.

Se possível for, espere por um momento mais oportuno, em que a empresa gere seu próprio caixa ou pesquise muito para conseguir as menores taxas do mercado antes de fazer esse tipo de procedimento.

Veja o que levar em conta antes de pegar um empréstimo:

4 – Empréstimos peer-to-peer

O empréstimo peer-to-peer, ou P2P, é um tipo de financiamento coletivo para a sua empresa, em que pequenos investidores fazem pequenos aportes, a fim de que você consiga o total desejado.

Esse tipo de empréstimo tem se tornado atraente para pequenas empresas, sobretudo por não ter a intermediação de um banco ou mesmo de uma credora e, principalmente, por ter taxas de juros mais baixas do que os outros tipos de empréstimos convencionais.

5 – Investimento com apoio governamental

O investimento realizado por intermédio do governo – agências de fomento, por exemplo – é também uma das melhores formas de conseguir que a sua empresa receba o capital necessário para se solidificar no mercado.

No entanto, é importante frisar que muitas vezes esse tipo de crédito costuma ser direcionado para alguns setores do mercado e é bem burocrático de se conseguir, pois necessita de qualificação por parte do órgão para a sua empresa.

Empresas que podem te ajudar na estruturaçāo e captação de recursos financeiros

Certamente, contar com uma assessoria empresarial é um dos melhores passos que a sua empresa pode dar em busca de uma linha de crédito ou mesmo para estruturar uma apresentação para investidores.

Isso se dá, sobretudo, porque por meio da assessoria a sua empresa pode organizar suas documentações financeiras, tornando ainda mais evidente que se trata de um bom negócio para o investidor participar de um processo de captação de recursos financeiros.

Conte com a MF para impulsionar os resultados em sua empresa!

Conclusão

Captar recursos financeiros é um processo que pode soar como bastante trabalhoso, sobretudo quando se trata de atender a uma demanda urgente de uma empresa.

No entanto, é importante frisar o quanto é importante, sobretudo para pequenos negócios, contar com esse tipo de incentivo, que costuma ser o primeiro passo para se alcançar o sucesso de fato!

Leia também:

Deixe um Comentário

Contar com os serviços da MF Consultoria é ter a garantia de que sua empresa terá toda a assistência necessária.

Estamos sempre próximos, realizando reuniões mensais, detectando novos e melhores caminhos, prevenindo problemas e oferecendo soluções adequadas.

Fale com a gente

POSSO AJUDAR?