atendimento@mfco.com.br

Assessoria aduaneira para Ecommerce: Entenda a importância e como funciona!

Os serviços prestados por uma assessoria aduaneira para ecommerce vão desde tratar a carga no momento chega ao país de destino até mesmo auxiliar a empresa a fazer o desembaraço aduaneiro.

Ou seja, esse tipo de serviço atua como um dos grandes parceiros da sua empresa quando o assunto é o comércio exterior.

Veja, a seguir, tudo sobre o que é um serviço de assessoria para questões aduaneiras e como esse tipo de atividade pode contribuir com a organização da sua empresa, do momento em que há a compra no mercado externo até o momento do seu recebimento.

Leia também:

O que é uma assessoria aduaneira para ecommerce?

A assessoria aduaneira para ecommerce é um tipo de prestação de serviço que tem como objetivo contribuir com as transações internacionais executadas por seus clientes.

Como são vários fatores legais mobilizados no momento desse tipo de transação no comércio exterior, a assessoria acaba por fazer com que haja maior celeridade na conclusão das ações que tornam legais a carga em território nacional.

Assim, suas principais contribuições tangem às necessidades da empresa em relação a todos os assuntos tributários e fiscais que podem estar associados ao movimento de desembaraço aduaneiro.

Essas atividades, diga-se, são fundamentais em qualquer transação internacional considerada legalizada.

Portanto, devem ser acompanhadas ativamente por profissionais capacitados, bem informados e atualizados em todos os aspectos dessa atividade.

E como funciona o serviço de assessoria aduaneira para ecommerce?

O serviço de uma assessoria aduaneira para ecommerce pode ser contratado no momento em que se realiza uma compra no mercado exterior ou mesmo uma venda dos insumos, ou dos produtos que você fabrica já em seu negócio.

Por meio desse tipo de serviço, se faz toda a formulação dos documentos que são necessários tanto para a importação quanto para a exportação, além dos cálculos de todos os custos envolvidos nesse tipo de operação.

Dessa forma, são levantados, tributos e taxas, bem como quais as melhores formas de contratar as empresas envolvidas nesse processo.

As empresas que prestam esse tipo de assessoria também estão envolvidas diretamente no despacho aduaneiro das mercadorias adquiridas.

Importância e benefícios de uma assessoria aduaneira para ecommerce

A contratação de uma assessoria aduaneira para ecommerce se faz fundamental para uma empresa, sobretudo porque, por meio dela, é possível ter mais agilidade no momento de tomada de decisão em relação às ações para o correto processo de importação ou exportação.

Além disso, outro aspecto fundamental desse tipo de serviço é a simplificação das atividades que a empresa deve executar, ficando a cargo da assessoria a maior parte delas.

Para além disso, ainda podemos ter enquanto benefícios da assessoria os seguintes pontos:

Operação preventiva

As assessorias têm uma operação que visa a simplificação dos procedimentos necessários para que uma compra feita no comércio exterior ou uma venda para o comércio exterior seja realizada de forma totalmente legalizada e em consonância com aspectos tributários.

Dessa forma, por meio desse tipo de serviço, é possível, portanto, ter uma operação totalmente preventiva, o que, na prática, quer dizer que se antecipa qualquer erro que possa comprometer o processo de importação como um todo.

Assim, a assessoria conta como uma das maiores parceiras de negócios que atuam com base no mercado internacional, de forma que sempre estejam alinhadas com aspectos legais, minimizando erros que podem acontecer quando a empresa atua de forma isolada.

Evitar multas

Outro aspecto fundamental do trabalho de uma assessoria é o de evitar que a empresa receba multas originadas do cálculo errado de taxas, tarifas ou impostos.

Esse tipo de multa pode comprometer todo um processo de importação que poderia ser bem-sucedido, bem como fazer com que o valor final seja muito superior àquele que a empresa pode efetivamente pagar.

Outro aspecto das multas é que podem ser aplicadas também quando há qualquer complicação em relação ao tempo que uma carga pode ficar em processo de desembaraço aduaneiro.

Melhor controle de gastos

Ter um melhor controle de gastos é também um outro aspecto essencial dos serviços prestados por uma assessoria aduaneira para ecommerce, sobretudo porque os cálculos realizados por parte desse serviço são não só corretos, mas otimizados.

Dessa forma, você pode saber os custos totais do processo de importação antes mesmo de concluí-lo, o que torna seu trabalho muito mais dinâmico, bem como a forma de gestão da sua empresa que acaba por se aprimorar.

Assim, você pode organizar todo um ciclo de operacionalização com a carga importada ou mesmo com o processo de venda internacional, sem haver maior comprometimento do seu calendário de atividades.

Organização logística

A organização logística é outro dos aspectos que tornam a assessoria aduaneira para ecommerce bastante importante para uma empresa, pois, por meio do trabalho realizado com ela é possível também fazer com que a sua carga seja liberada mais rapidamente.

Isso se dá, sobretudo, por conta da organização dos documentos e correto pagamento das taxas e tarifas envolvidas em todo esse procedimento.

Quando contratar uma assessoria aduaneira para ecommerce?

A contratação de uma assessoria aduaneira para ecommerce deve acontecer sempre que você fizer qualquer tipo de atividade no comércio internacional, seja em aquisição de insumos ou produtos acabados, seja na venda para outras empresas de outros países.

Conforme pudemos ver, o trabalho de uma consultoria aduaneira visa elevar a eficiência de um processo de importação ou mesmo de exportação, tornando-o totalmente consonante com aspectos tributários e, ainda, com aspectos fiscais.

Por meio desse bom trabalho prestado, você consegue também fazer otimizações em relação a, por exemplo, o NCM de um produto ou de um insumo, melhorando as taxas que incidem nesse procedimento.

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Conclusão

A assessoria aduaneira para ecommerce é um tipo de prestação de serviço que tem por objetivo otimizar os procedimentos que envolvem uma compra ou venda no comércio internacional.

Por meio desse tipo de serviço, uma empresa pode ter resultados mais positivos em um processo de importação ou de exportação, melhorando seus resultados financeiros!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo