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Captação de Recursos Financeiros para Ecommerce: Como Fazer?

A captação de recursos financeiros para ecommerce é o primeiro passo a ser dado para que uma boa ideia possa se tornar uma realidade e, com o passar do tempo, gerar valor enquanto negócio a ser conduzido e trabalho a ser realizado.

Seja como fonte o capital próprio, empréstimo governamental ou até mesmo a ajuda de amigos, construir uma empresa dependerá, em algum momento, de recursos financeiros.

Por isso, trazemos hoje para você algumas boas ideias sobre como conseguir fazer a captação de recursos financeiros para ecommerce que melhor pode dar conta das necessidades da sua empresa.

Veja agora!

O que é a captação de recursos financeiros para ecommerce?

A captação de recursos financeiros para ecommerce consiste em elaborar, de forma estratégica, a forma como o dinheiro que irá financiar a sua empresa, sobretudo em seus passos iniciais, será conseguido.

A captação de recursos pode se dar de diferentes formas, daquelas mais convencionais, indo a um banco ou contando com a ajuda de familiares, ou, até mesmo, fazendo um grande financiamento coletivo.

Seja de uma forma ou de outra, a captação de recursos é um dos passos mais fundamentais a ser dado na construção de uma empresa, mas pode ser também necessária em outros momentos, como em sua ampliação, por exemplo.

Quando procurar por investidores na captação de recursos financeiros para ecommerce?

O momento em que buscar um investidor se faz necessário é diverso entre as empresas, mas, de forma geral, esse momento sempre está relacionado ao início do negócio ou em um cenário de necessidade de capital para financiar a expansão da operação.

No entanto, a busca por investidores também pode ser orientada por outras demandas, como o desejo de testar novos produtos para a venda, a necessidade de maquinários para a prestação de um determinado serviço ou, ainda, a contratação de pessoal especializado.

Ainda que esses momentos possam se apresentar de forma diferente e em um tempo diferente para cada empresa, podemos assumir que os investimentos devem ser buscados para que a empresa possa realmente melhorar ou aumentar.

Como fazer captação de recursos financeiros para ecommerce?

A captação de capital financeiros pode ser muito diferente do que ir a um banco e tomar um empréstimo, ou, até mesmo, ir às casas das pessoas que você conhece e confia para solicitar investimentos em suas boas ideias.

Atualmente, é possível conseguir um bom capital para a sua empresa sem depender de bancos ou conhecidos.

1 – Investimento com sócios

A abertura da empresa para sócios é uma boa forma de conseguir capital para investimentos. Para muitos, isso significa a perda de poder total de decisão sobre a empresa, mas precisamos afirmar que nem sempre isso é de um todo bom.

Ter um ou mais sócios significa ter mais gente dedicada a pensar em formas de fazer com que a empresa cresça e conquiste seus espaços no mercado, além de, muitas vezes, ser uma forma de fazer com que mais pessoas possam trabalhar contigo, dividindo seu tempo.

Com isso, mais e melhores ideias podem surgir, melhorando seu rendimento!

2 – Investimento com crédito próprio ou familiar

Realizar investimentos a partir do próprio crédito ou de crédito familiar é também uma das formas de fazer a captação de recursos financeiros para ecommerce e, talvez, aquela que pode ser a mais viável, sobretudo para pequenos empresários.

Essa é uma forma desburocratizada de conseguir o dinheiro necessário para começar a sua operação, mas deve ser sempre muito bem pensada e combinada, sobretudo por envolver suas relações pessoais.

Portanto, ainda que seja essa uma possibilidade e seja muito viável, profissionalize a relação e trate o relacionamento da sua empresa com seus amigos ou familiares de forma realmente profissional, efetuando os pagamentos religiosamente.

Da mesma forma deve ocorrer se o financiamento se der com recursos próprios, pois é fundamental ter um planejamento para que a empresa pague ao seu caixa pessoal tudo aquilo que foi investido.

3 – Empréstimo de bancos e credores

O empréstimo com bancos e credores deve ser sempre uma saída a ser analisada de forma bastante criteriosa, sobretudo por conta da taxa de juros.

Se possível for, espere por um momento mais oportuno, em que a empresa gere seu próprio caixa ou pesquise muito para conseguir as menores taxas do mercado antes de fazer esse tipo de procedimento.

Veja o que levar em conta antes de pegar um empréstimo:

4 – Empréstimos peer-to-peer

O empréstimo peer-to-peer, ou P2P, é um tipo de financiamento coletivo para a sua empresa, em que pequenos investidores fazem pequenos aportes, a fim de que você consiga o total desejado.

Esse tipo de empréstimo tem se tornado atraente para pequenas empresas, sobretudo por não ter a intermediação de um banco ou mesmo de uma credora e, principalmente, por ter taxas de juros mais baixas do que os outros tipos de empréstimos convencionais.

5 – Investimento com apoio governamental

O investimento realizado por intermédio do governo – agências de fomento, por exemplo – é também uma das melhores formas de conseguir que a sua empresa receba o capital necessário para se solidificar no mercado.

No entanto, é importante frisar que muitas vezes esse tipo de crédito costuma ser direcionado para alguns setores do mercado e é bem burocrático de se conseguir, pois necessita de qualificação por parte do órgão para a sua empresa.

Empresas que podem te ajudar na estruturaçāo e captação de recursos financeiros para ecommerce

Certamente, contar com uma assessoria empresarial é um dos melhores passos que a sua empresa pode dar em busca de uma linha de crédito ou mesmo para estruturar uma apresentação para investidores.

Isso se dá, sobretudo, porque por meio da assessoria a sua empresa pode organizar suas documentações financeiras, tornando ainda mais evidente que se trata de um bom negócio para o investidor participar de um processo de captação de recursos financeiros para ecommerce.

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Conclusão

Captar recursos financeiros é um processo que pode soar como bastante trabalhoso, sobretudo quando se trata de atender a uma demanda urgente de uma empresa.

No entanto, é importante frisar o quanto é importante, sobretudo para pequenos negócios, contar com esse tipo de incentivo, que costuma ser o primeiro passo para se alcançar o sucesso de fato!

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