atendimento@mfco.com.br

Como começar a empreender no ecommerce: veja as tendências e dicas

Independência financeira, gestão dos próprios horários, flexibilidade… tudo isso faz parte da vida de um empreendedor, mas como começar a empreender no ecommerce? Veja, agora, as nossas melhores dicas para quem está começando!

Empreender é uma das coisas que mais costumam aparecer em listas de resoluções de ano novo. O que nem sempre aparece, no entanto, é como começar a empreender no ecommerce.

Para dar realmente certo, uma empresa depende de uma organização dos seus processos internos – financeiros, operacionais, logísticos, de produção, de atendimento… – e conhecer as melhores formas de fazer isso é um dos primeiros passos de todo empreendedor.

Se você está com o plano de empreender na gaveta, hoje vamos dar o primeiro passo para tirá-lo do papel. Vem com a gente!

Conheça os ramos em alta para começar a empreender no Ecommerce Brasileiro

Antes de começar a empreender no ecommerce, é fundamental saber em que empreender e, sobretudo, como começar a empreender.

Como sabemos, existem diversas modalidades de negócios a se considerar, cada um com as suas vantagens e desvantagens.

A seguir, vamos tratar de modelos de negócios que podem ser interessantes para quem está começando.

Veja:

Franquias para começar a empreender no ecommerce

Abrir um ponto de venda ou de prestação de serviço de uma marca já consolidada é uma forma de estar um passo à frente das dificuldades comuns de quem está começando, como planejar o marketing e estruturar a marca.

No entanto, é importante ter uma coisa em mente: fuja sempre que possível daquelas sazonalidades – lembra das muitas franquias de frozen yogurt? Quantas ainda estão ativas? – e busque sempre por serviços e produtos já consolidados.

Dessa forma é possível preservar seus investimentos e garantir uma empresa mais longeva.

A MF Consultoria conta com um serviço de contabilidade específico para atender franquias. Conheça-o agora!

Produtos e Serviços para pets

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus ocorreu uma elevação do ritmo de adoção de animais domésticos. No entanto, à medida que as pessoas retomarem as suas rotinas, haverá também a busca por serviços que deem conta dos cuidados com os pets.

Investir na prestação de serviços de pet sitter ou de dog walker é uma maneira de atender às demandas do público que adotou um bichinho durante a pandemia e que agora precisará manter os cuidados com ele, mesmo que de longe.

E-commerces

Os e-commerces são uma excelente forma de empreender, ainda mais quando mais pessoas estão em casa a fim de se proteger do novo Coronavírus.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, os e-commerces tiveram um aumento em 41%, permitindo que muitas pessoas acabassem por passar a vê-los como algo diferente da complementação de renda e, sim, como a principal.

É possível começar sem mesmo ter um site ou um produto, sobretudo porque, com o aumento dos marketplaces, o marketing por si só é garantido, enquanto o produto vendido pode ser adquirido sob demanda com serviços de dropshipping.

Produtos e Desenvolvimento de jogos

O mercado de desenvolvimento de jogos é, apesar de ser muito competitivo, rico em espaço para quem queira ingressar, sobretudo quando quem pede passagem tem uma ideia realmente criativa.

Capazes de gerar monetização, é possível também empreender na indústria de jogos, que apresentou um crescimento de 26% em 2020, com um faturamento de mais de 70 bilhões de dólares.

Ainda que o desenvolvedor compita com grandes da indústria, cada um pode alcançar um espaço sob o sol.

Infoprodutos e Clubes de assinatura

Nos clubes de assinatura cabem muitos formatos e propostas, e direcionadas para múltiplos públicos. Beleza, pet, alimentação, bebidas e até mesmo roupas para gestantes já fazem parte dessa possibilidade no mercado.

Lançar a caixa, embora dependa de algum exercício de marketing, pode ser também uma excelente oportunidade para se empreender.

6 dicas para começar a empreender no Ecommerce

Agora que você já sabe diversos nichos para começar a empreender, é hora de saber como começar a empreender de fato.

A seguir, separamos algumas dicas para que você identifique como começar a empreender, reflita a respeito dos passos a serem dados e, sobretudo, os dê.

Veja!

Entenda o mercado, antes de começar a empreender no ecommerce

O primeiro passo a ser dado é o de compreender o comportamento do mercado.

Pesquise bastante sobre o nicho da empresa que você deseja abrir para entender quais são as suas principais características e como explorá-las de maneira estratégica.

Trace metas e objetivos

Tenha sempre no papel um planejamento sólido para o seu negócio, pois é dessa forma que você poderá saber onde está chegando e, sobretudo, o que fazer para realmente chegar no lugar em que deseja.

O primeiro passo sobre como começar a empreender no ecommerce sempre se dará no estudo dedicado sobre o seu mercado.

Formule o plano de negócios antes de começar a empreender no ecommerce

Antes mesmo de começar, é importante formular o plano de negócios, que é um documento que reúne todas as características da empresa, sua missão, seus objetivos e a sua estratégia para conquistá-los.

Além de ser indispensável para atrair investidores, esse documento norteará suas ações na empresa.

Saiba para quem e com quem está falando: conheça seu público!

Você só poderá se comunicar com o seu público se realmente conhecê-lo. Portanto, mãos à obra: É hora de fazer a sua pesquisa de mercado e começar a organizar seu público alvo!

Seja contratando uma empresa especializada ou construindo, através de anúncios, a sua audiência, é a hora de direcionar o seu formato de comunicação para ela.

Fortaleça seu networking

Um homem não é uma ilha e, para quem quer saber como começar a empreender no ecommerce, você deve saber de antemão que quem mais tem a ensinar são os outros empreendedores.

Portanto, frequente feiras, apresente-se e coloque a sua marca no mundo – afinal, você será o maior representante dela!

Atente-se a contabilidade, normas tributárias e afins

Isso vale para toda empresa e não só para quem está estudando sobre como começar a empreender no ecommerce: É fundamental estar sempre em dia com os aspectos legais de um negócio.

Portanto, antes mesmo de começar, agende uma reunião com um contador especializado em consultoria em pequenos negócios para, então, saber exatamente quais são os caminhos a seguir.

Assim, você começa com o pé direito e, certamente, da maneira mais profissional possível, estando alinhado com todas as regras tributárias e legais.

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Conclusão

Aprender a como começar a empreender no ecommerce é fundamental para quem quer tirar da gaveta o sonho da independência financeira.

Ainda que muitos passos tenham de ser dados até que se conquiste todos os objetivos que foram traçados para o negócio, o primeiro é sempre um: estude!

Estude seu mercado, seu público, a forma de falar com ele, as regras tributárias para a sua empresa e, aí sim, tire seu sonho da gaveta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo