Área Fiscal para Ecommerce: o que é, para que serve e por que contratar
A área fiscal para ecommerce é um serviço essencial para empresas de diversos portes, que possibilita a adequação e o melhor aproveitamento dos trabalhos dedicados à apuração de impostos sobre as atividades do negócio
O trabalho de um consultor fiscal pode trazer vantagens significativas para a organização de uma empresa, bem como para a sua lucratividade.
Saiba porquê que você deve considerar a contratação de uma área fiscal para ecommerce.
O que é uma área fiscal para ecommerce?
A área fiscal para ecommerce é um tipo de prestação de serviço que visa adequar uma empresa a todas as regras e determinações impostas pelo fisco. Assim, o objetivo desse serviço é tornar legais as atividades desenvolvidas por uma empresa.
Além disso, é também função desse tipo de consultoria diminuir o risco operacional de um negócio, analisando a situação das suas finanças e criando estratégias que possam mantê-las em ordem.
Para aquelas empresas que já têm problemas com o fisco, esse tipo de consultoria garante o cumprimento das exigências legais e, ainda, pode atuar viabilizando uma defesa para a empresa, quando assim necessário for.
O que é e o que se faz numa área fiscal para ecommerce?
O consultor fiscal é o profissional responsável por criar estratégias que tenham como resultado a diminuição das cargas tributárias de um negócio. Assim, dentre as principais atividades de um consultor fiscal podemos destacar:
- A verificação e o acompanhamento constantes dos procedimentos fiscais – documentação, apuração e recolhimento dos impostos devidos;
- Identificação e aproveitamento de incentivos fiscais – de níveis municipais, estaduais e federais – que possam diminuir os valores dos impostos a pagar;
- Realizar periodicamente a conferência dos procedimentos fiscais adotados, buscando sempre otimizar procedimentos e processos que possam contribuir com uma melhor organização financeira da empresa;
- Providenciar registros e documentos fiscais da empresa, bem como zelar pela conformidade tributária do negócio;
- Zelar pelo aproveitamento financeiro do negócio, evitando gerar e, consequentemente, pagar multas que sejam desnecessárias, sempre buscando pelas formas legais de cuidar das finanças da empresa;
- Observar cautelosamente o planejamento financeiro da empresa, buscando por evidências de que há um bom gerenciamento de recursos e, quando não houver, instaurar procedimentos que possam melhorar aplicações.
Para que serve uma área fiscal para ecommerce?
Conforme pode ser observado quando tratamos sobre quais são as atividades de um consultor fiscal, a área fiscal para ecommerce pode contribuir e muito com a organização e a administração de uma empresa, bem como com um melhor aproveitamento dos recursos por ela gerados.
Assim, este tipo de serviço serve, necessariamente, para que uma empresa possa preservar a legalidade do seu trabalho ao mesmo tempo que age para reduzir os custos de sua operação, inclusive através da redução da carga tributária aplicada a ela.
É importante frisar, no entanto, que isso jamais é posto em prática a qualquer custo.
Um consultor financeiro, antes de tudo, deve buscar e zelar sempre pela legalidade de suas ações, buscando sempre um justo equilíbrio entre os desejos de uma empresa e os aspectos tributários que regem a atividade.
Coleta de informações
A primeira fase do trabalho de uma consultoria relacionada ao ordenamento fiscal de uma empresa é a coleta de dados.
São verificados balanços, guias de impostos já recolhidos, demonstrativos de caixa, documentos de compra e venda, documentos de importação e tudo o mais que se achar relevante ou ter qualquer incidência impostuária.
Análise dos dados coletados
A partir dos dados coletados preliminarmente, há a organização e análise de todas as informações financeiras, tributárias e fiscais de uma empresa.
Esse momento é essencial para se fazer o correto diagnóstico da situação da empresa, tendo um panorama completo das atividades que deverão ser desenvolvidas para a sua total correção, quando assim for necessário.
Identificando oportunidades e problemas
Por meio das análises realizadas é possível conhecer o real estado tributário da empresa, se há qualquer pendência em relação ao fisco e, assim, há a possibilidade de traçar um plano de ação para a empresa, de forma individualizada.
Dessa forma, se garante o pleno atendimento e adequação às exigências fiscais e tributárias, tornando completamente legalizada a operação.
Da mesma forma que se percebem as correções necessárias, também se percebe, por meio dessa análise, as oportunidades de aproveitamento de impostos ou mesmo de readequação tributária.
Planejamento das soluções para correções
Outra função de uma boa área fiscal para ecommerce é viabilizar o planejamento das ações que deverão ser colocadas em prática para corrigir o percurso que a empresa está percorrendo.
Por meio desse planejamento, se torna possível assumir uma atitude propositiva, readequando processos internos do negócio para com maior seguranças todas as exigências fiscais e tributárias que incidem sobre a operação da empresa.
Como funciona a área fiscal para ecommerce? Entenda a atuação na sua empresa
O serviço de uma área fiscal para ecommerce funciona de forma colaborativa com a empresa, buscando, por meio do trabalho de suas equipes, viabilizar um total controle tributário e das relações com o fisco que uma empresa estabelecerá ao longo de seu trabalho.
Por conta desse formato de trabalho, as rotinas de uma consultoria, quando no interior de uma empresa, podem ter várias atribuições, tais como:
Recuperação de crédito tributário
Uma das atividades mais frequentes desse tipo de consultoria diz respeito à análise minuciosa de todos os pagamentos que uma empresa fez durante o seu exercício ao fisco.
Por meio dessa análise, é possível observar se não existem créditos tributários resultantes do pagamento excessivo e indevido de impostos, que podem ser, uma vez identificados, recuperados mediante comprovação junto ao fisco.
Aproveitamento de incentivos fiscais
Uma vez que a área fiscal para ecommerce se estabeleça em uma empresa, será por meio das suas atividades que poderá se apurar se o regime tributário adotado é aquele que melhor corresponde tanto às necessidades quanto à realidade do negócio.
Diante disso, a consultoria se dedica a uma análise aprofundada da empresa, das suas movimentações financeiras e do seu faturamento, a fim de enquadrá-la no regime tributário adequado, do qual é possível fazer aproveitamento de incentivos e benefícios fiscais.
Pedido para concessão de regime especial
O ICMS é um dos impostos que mais podem comprometer o caixa de uma empresa e, por conta disso, ter um planejamento fiscal adequado é fundamental para manter o caixa do negócio devidamente saudável.
A partir dos serviços de uma consultoria, é possível verificar também a possibilidade de se conseguir a concessão de regime especial para o pagamento do imposto estadual.
Caso o pedido seja tomado como procedente, é possível ter prazos mais flexíveis para pagamento, redução tributária e, até mesmo, sua completa isenção.
Visibilidade ao empresário
Ter a empresa em dia com todas as normas e exigências fiscais é fundamental para que um negócio seja realmente competitivo no mercado, uma vez que, muitas vezes, o estabelecimento de contratos passa também por esse tipo de análise.
Uma empresa com uma boa saúde fiscal acaba por evocar para si ares de seriedade e, sobretudo, profissionalismo. Isso faz com que receba mesmo atenção especial quando participa de concorrências e licitações, tornando-a mais “visível” para o mercado.
Portanto, além de deixar a empresa totalmente alinhada com as exigências fiscais e tributárias, esse tipo de consultoria também contribui com o aumento da competitividade de um negócio em seu mercado.
Qual a diferença entre a área fiscal e tributária para ecommerce?
A principal diferença entre esses dois tipos de serviços é o esforço direcionado pelo profissional contratado.
Enquanto o consultor fiscal é, geralmente, um profissional especializado na área fiscal, o consultor tributário é, geralmente, um profissional especializado em contabilidade.
Embora as duas funções se complementem, é necessário observar qual a necessidade real da sua empresa.
Ambos profissionais atuam na adequação dos diversos procedimentos e documentos para otimizar o cálculo de impostos, diminuindo, assim, os custos operacionais de uma empresa.
No entanto, o consultor fiscal foca seus esforços no comprimento das obrigações legais de uma empresa em relação ao Fisco, enquanto o consultor tributário foca seus esforços no cálculo e otimização dos recolhimentos tributários que a empresa deve realizar periodicamente.
Por que contratar uma área fiscal para ecommerce? Veja 5 motivos
Fazer a contratação de uma área fiscal para ecommerce leva maior segurança para a operação da sua empresa.
Cada um dos serviços prestados por uma consultoria visa elevar a qualidade da operação, por meio das seguintes ações:
Adequação às exigências legais
Uma das primeiras atividades desse tipo de consultoria é a criação de processos internos para a empresa, de forma que todos visem, ao fim, a correta apuração e o recolhimento dos seus devidos tributos, mantendo a atividade sempre em dia com as previsões fiscais.
Dessa forma, a operação se torna totalmente legal e, com isso, a empresa se torna mais segura juridicamente.
Otimização de gastos tributários
Outro ponto fundamental do trabalho de uma área fiscal para ecommerce está relacionado com a otimização dos gastos tributários, resultado de uma apuração que visa conhecer o regime tributário ideal para o perfil de uma empresa, da sua atividade e do seu faturamento.
Ao otimizar os gastos tributários a partir do correto enquadramento, há a possibilidade de fazer o aproveitamento de impostos, bem como ter taxas mais adequadas à realidade de uma empresa.
Assim, é possível ter a redução dos impostos pagos, bem como, em resultado disso, o aumento do lucro ao fim de todos os cálculos devidos.
Aumentar a lucratividade
O aumento do lucro de uma empresa não se dá, apenas, por meio de maiores vendas, de maior quantidade de serviços prestados ou, ainda, pelo aquecimento natural do mercado a depender de uma época do ano.
Isso porque, se a empresa não está corretamente enquadrada no regime tributário ideal para o seu caso, haverá a impossibilidade de aproveitamento fiscal, o acúmulo de impostos que não são, necessariamente, devidos e, assim, a diminuição da sua lucratividade.
Assim, a área fiscal para ecommerce também tem, enquanto objetivo, tornar a empresa mais lucrativa a partir do pagamento adequado dos seus tributos.
Melhorar a competitividade do seu negócio
Negócios caminhando em dia com o fisco são negócios mais competitivos porque podem participar de toda a dinâmica de concorrência e licitação, sem qualquer prejuízo em relação ao seu contrato ou, até mesmo, desclassificação.
Portanto, manter seus impostos, contribuições e tributos em dia com o fisco traz vantagens que são bem maiores do que a simples despreocupação com multas, fiscalizações ou processos, uma vez que se abrem portas bem importantes para um negócio.
Além disso, sua empresa se torna mais atraente para o público investidor, que vê nela um ambiente seguro para alocar investimentos que, certamente, poderão proporcionar o retorno esperado, visto que há o cuidado e o zelo manifestados na preservação de suas contas.
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A MF Consultoria Contábil se destaca por oferecer diversos recursos para levar mais eficiência à empresas de todo o Brasil, incluindo a área fiscal para ecommerce de que tratamos hoje.
Com profissionais qualificados, é possível otimizar a forma como a sua empresa utiliza seus recursos financeiros, aumentando a confiabilidade dela frente ao mercado e, ainda, maximizando seus resultados.
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Conclusão
O trabalho de um consultor fiscal pode ser significativo para empresas de todos os portes, uma vez que ele não trata, necessariamente, de recursos financeiros, tão somente.
Seus principais objetivos ante uma empresa convergem na otimização do uso desses recursos financeiros em relação a um modelo de negócio como um todo, que tem, além de suas questões tributárias, também o enquadramento em determinados regimes fiscais, que impactam na lucratividade de uma empresa.
Portanto, além de um serviço essencial, também acaba por ser um serviço com grande contribuição para a própria organização de uma empresa, seus lucros e sua confiabilidade ante o mercado.