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Capital De Giro para Ecommerce: o que é, importância e como fazer

A gestão de capital de giro para ecommerce é fundamental para a sua empresa e mede a saúde financeira do seu empreendimento

A organização financeira é essencial tanto para a nossa vida pessoal quanto para a vida da nossa empresa e a gestão de capital de giro para ecommerce faz parte dessa organização.

Isso porque uma empresa com a saúde financeira em dia também fica em dia com suas obrigações e, ainda, tem força suficiente para persistir mesmo quando o momento não é dos melhores.

Quando a empresa não conta com essa saúde, no entanto, seus investimentos podem ser prejudicados, fazendo com que se recorra a financiamentos e empréstimos que pesam tanto no bolso quando são feitos quanto depois, quando exigem seu pagamento.

Assim, saúde financeira combina com empresa mais longeva, com uma empresa mais resistente às mudanças do seu mercado e, sobretudo, uma organização mais sólida, persistente aos mais diversos momentos e pontos de inflexão.

Hoje vamos ver um pouco mais sobre a saúde de uma empresa, perseguindo o conceito de gestão de capital de giro para ecommerce e como isso tem tudo a ver com o quanto o nosso empreendimento pode se tornar mais saudável ao longo do tempo.

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O que é gestão de capital de giro para ecommerce?

A gestão de capital de giro para ecommerce diz respeito ao conjunto de ações, técnicas, esforços e procedimentos adotados pela administração de uma empresa para gerenciar os ativos e passivos circulantes.

Seu objetivo é fazer com que a empresa tenha liquidez em seus negócios, de forma que possa satisfazer suas despesas, bem como as suas dívidas de curto prazo.

Além disso, também objetiva gerenciar os ativos e passivos que a empresa tem atualmente.

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Conceito

O capital de giro para ecommerce é obtido por meio da relação entre os ativos e passivos de curto prazo de uma empresa e tem por objetivo fazer com que a empresa tenha capacidade de honrar seus compromissos de curto prazo.

A gestão desse capital está ligada à necessidade de verificar estoques, quais são as contas a receber e as contas a pagar, bem como o dinheiro disponível para elas.

Quer saber mais sobre o que é o capital de giro para ecommerce?

A importância da gestão de capital de giro para ecommerce e seus benefícios

A gestão de capital de giro para ecommerce é essencial e deve ser feita em seu dia a dia, tal como qualquer outra atividade operacional.

Como resultado direto dessa ação de acompanhamento, temos:

  • Perfil de crédito mais sólido;
  • Aumento da lucratividade e melhoria em relação à liquidez;
  • Garantia de um maior retorno sobre o capital investido;
  • Aumento no valor de negócio da empresa;
  • Se buscados, termos de financiamento mais benéficos à empresa.

Como calcular capital de giro para ecommerce?

Para que seja possível fazer o cálculo do capital de giro para ecommerce, aplica-se a seguinte fórmula:

  • CGL = AC – PC

Por AC se entende todo o ativo circulante de uma empresa, seu caixa, seu saldo bancário, contas que tem a receber e qualquer outro valor, de qualquer outra fonte que possa ser somado a ela.

Já por PC, entende-se todas as contas a pagar, seus fornecedores, eventuais empréstimos ou financiamentos e qualquer outra fonte que reduza do valor anterior.

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Tipos de Capital De Giro para Ecommerce

Para além da formulação que indicamos, existem, ainda, outros tipos de capital de giro para ecommerce, conforme poderemos ver a seguir:

Negativo

O primeiro tipo de capital de giro para ecommerce que vamos apresentar é aquele que você deve evitar a qualquer custo em sua empresa: o capital de giro para ecommerce negativo.

Quando esse quadro se apresenta, a sua empresa deixa de ter ativo circulante para pagar as suas próprias contas, o que representa uma crise para o empreendimento.

Nesse caso, é essencial rever despesas e buscar por novas formas de constituir ativo circulante.

Positivo

Esse é o cenário de ouro: as contas se pagam porque a empresa tem ativos que geram renda para serem realizadas as custas do negócio, financiando seu funcionamento.

Nesse caso, apresentam-se todos os benefícios de que tratamos, além de ser possível, por meio desse critério, identificarmos quais são as empresas bem geridas.

Bruto e Líquido

O capital de giro para ecommerce bruto é a soma de todos os ativos circulantes de uma empresa, informação esta que, isoladamente, pode não ser tão significativa.

Quando em relação ao capital de giro líquido, observa-se que é quando há mais ativo circulante do que passivo circulante, sendo, este, um indicador de saúde financeira de um empreendimento.

Permanente

Diz respeito à quantidade de capital de giro mínima da empresa, que deve sempre ficar investida, dedicada aos momentos em que haja qualquer dificuldade para a empresa honrar seus compromissos, enquanto outra parte dedica-se aos negócios do dia a dia.

Essa parte do capital de giro é fundamental para a manutenção da saúde financeira da empresa.

Variável

Está ligado às necessidades sazonais de uma empresa, que pode ter momentos em que se faz necessário ter mais recursos para realizar a recomposição do estoque frente a um período de mais vendas, por exemplo, ou, até mesmo, no período pós-venda.

Recebe o nome de capital de giro variável porque não ocorre com regularidade e pode ser entendido como um evento atípico.

Dicas de como fazer uma gestão de capital de giro para ecommerce eficiente

Para que a sua empresa possa ter uma gestão de capital de giro eficiente, é fundamental estar atento aos gastos, equilibrando-os e mantendo-os sob controle.

Esse primeiro passo é essencial e deve ser dado por todos, independente do porte que a empresa possa ter.

E, para isso, contar com uma assessoria contábil pode ser a saída para compreender de forma menos complexa o fluxo financeiro da sua empresa, adequando-o às necessidades do seu negócio.

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Conclusão

A gestão de capital de giro é fundamental para todo tipo de negócio e deve ser realizada de forma apurada, atenciosa e, sobretudo, dedicada.

Manter um bom controle do capital de giro é uma das formas de garantir a saúde de uma empresa, tornando-a mais longeva e mais estável.

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