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Contabilidade para supermercados em São Paulo: como a MF ajuda na gestão do seu negócio

Uma pesquisa realizada por um professor do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV sobre o comportamento dos consumidores nos supermercados revela que os preços baixos, ofertas e promoções são os principais atributos destacados tanto pelos consumidores de classe A/B como pelos de classe C/D. 

Nesse contexto, de acordo com a concepção de supermercadistas entrevistados na Grande São Paulo, o preço é destacado como principal elemento de atração dos consumidores.

No restante do Brasil, essa realidade se repete. Consumidores valorizam sobremaneira os preços, além de um bom atendimento, qualidade, higiene e variedade.

Em um cenário altamente competitivo, a oferta de preços baixos somada a uma maior qualidade de serviços se tornam diferenciais.

Portanto, contar com uma contabilidade especializada na gestão de supermercados é vital para se destacar no mercado e, consequentemente, conquistar a preferência do público consumidor.

Entenda sobre a contabilidade para supermercados e saiba como a MF ajuda na gestão do seu negócio em São Paulo.

Entendendo o cenário mercadológico em São Paulo

No ano passado, em 2021, o estado de São Paulo registrou um dos maiores índices de abertura de supermercados. Durante o primeiro semestre, de acordo com a reportagem do Super Varejo, foram abertos mais de 6.973 negócios.

Nesse cenário, essa pesquisa aponta um crescimento de 56,5% na quantidade de inauguração de supermercados se comparada com o mesmo período de 2019, cenário este antes da pandemia. Em 2020 este setor já apresentava um aumento de 39,3% em inaugurações. 

Segundo o estudo, o aumento de consumo de alimentos em domicílios, durante a pandemia, o recebimento do auxílio-emergencial  e diversas mudanças de consumos é apenas um de alguns dos motivos apontados que resultaram na abertura de novos supermercados. 

De acordo com o levantamentos os estados que registraram os maiores números em inaugurações foram: 

  • São Paulo: cerca de 7 mil nova unidades;
  • Bahia: 4 mil novas unidades;
  • Minas Gerais: 3,3 mil novas unidades;
  • Rio de Janeiro: 2,6 mil novas unidades;
  • Rio de grande do Sul e Ceará: com cerca de 2,2 mil unidades, respectivamente;
  • Pará, Goiás, Paraná e Pernambuco, com cerca de 1,8 mil novos supermercados.

Leia também: Contabilidade para Franquias: Saiba como escolher a melhor.

O que é a Contabilidade para Supermercados em São Paulo?

Dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontam que o faturamento do setor de supermercados no Brasil, que conta com 91.351 lojas, chegou a R$ 554 bilhões em 2020. 

Com isso, o setor alcançou 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e proporcionou a oferta de 3 milhões de empregos diretos e indiretos no setor.

Em São Paulo, isso não é diferente, se você é dono de um supermercado paulista e deseja contribuir para o aumento do faturamento no seu estado e também no país, esteja atento, cuide da gestão do seu supermercado! 

A MF Consultoria Contábil oferece uma série de medidas estratégicas para gerir melhor o seu negócio, prospectar mais clientes, expandir as suas vendas e alavancar a sua empresa!

A importância da contabilidade para supermercados

Ao empreender em um nicho de mercado específico é preciso se manter atento às inúmeras tributações e processos burocráticos. 

Dessa forma, a atuação de um contador para supermercados possibilita a cuidar corretamente de todas as tributações de lucro real, estimadas mensalmente, além de permitir a elaboração de um planejamento adequado. 

Isso porque o supermercado precisará contar com um controle eficiente de todas as suas entradas e saídas de recursos financeiros, devendo ter atenção redobrada com a rotatividade de suas mercadorias. 

Portanto, a contabilidade para supermercados  é uma ferramenta extremamente importante, uma vez que contar com apoio dos serviços de assessoria contábil assegurará que a empresa esteja sempre em dia com suas obrigações, folha de pagamento de funcionários, assim como mantendo um bom controle interno de mercadorias. 

Confira agora alguns das tarefas que podem ser aprimoradas quando se tem o apoio de uma contabilidade para supermercados

Orientação no processo de abertura 

Ao abrir um supermercado, diversas dúvidas poderão surgir, tais como precificar seus produtos, como controlar o estoque, quais licenças deverão ser emitidas, qual localização escolher, quantos funcionários contratar e etc. 

Dessa forma, fazer a contratação de uma contabilidade para supermercados, desde o início de sua atividade empresarial, é essencial para que seu negócio possa se desenvolver da forma correta e lucrativa. 

Acompanhe conosco quais são os passos que precisam ser cumpridos quando o assunto é a abertura de um supermercado. 

  1. Elabore um plano de negócios;
  2. Legalize o seu estabelecimento;
  3. Defina a localização;
  4. Escolha os produtos a serem comercializados;
  5. Opte por contratar fornecedores qualificados;
  6. Invista em tecnologia; 
  7. Faça a contratação de funcionários; 
  8. Liste e compra todos os equipamentos necessários; 
  9. Faça a divulgação de seu supermercado; 
  10. Pesquise e conheça as estratégias de seus concorrentes; 
  11. Foque na experiência do cliente; 
  12. Faça a prevenção de perdas; 
  13. Padronize os seus processos.  

Aprenda mais lendo: Contabilidade Digital: como funciona e o que avaliar ao contratar

Escolha do regime tributário 

Cerca de 95% dos supermercados acabam pagando mais impostos do que realmente deveriam. Se você empresário também está buscando pelo sucesso financeiro de seu estabelecimento, é primordial que se mantenha atento a carga tributária cobrada de seu estabelecimento. 

Para tanto, quando o assunto é a tributação para supermercados, quem determina a incidência dos impostos é a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).  Estamos falando de um código que tem a composição de oito dígitos estabelecido na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos (TIPI). 

Hoje, os supermercados podem ser enquadrados em três diferentes regimes de tributação, confira a seguir quais são: 

  • Simples Nacional; 
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real. 

Sendo as principais diferenças entre eles: 

  • Obrigações contábeis;
  • Valores limites de faturamento anual;
  • Impostos a serem pagos;
  • Forma de recolhimento dos tributos;
  • O modo como é feito o cálculo dos impostos pagos. 

Além disso, são os principais tributos a serem pagos por um supermercado:

  • COFINS;
  • ICMS;
  • CSLL;
  • PIS. 

Fluxo de caixa

Certamente uma das atividades que mais tornam evidente a importância dos serviços contábeis para supermercados é a projeção do fluxo de caixa. Uma vez que, um profissional contábil irá projetar diferentes cenários considerando os valores de pagamentos fixos, despesas, de entradas e saídas de dinheiro. 

Dessa forma, o empresário conseguirá fazer um melhor acompanhamento do fluxo de caixa de seu supermercado, além de identificar dados importantes acerca de seu patrimônio. 

Análise dos indicadores para supermercados 

Outro fator importante da contratação de uma contabilidade para supermercados, está relacionado à consultoria ofertada, que contribui na identificação dos indicadores de concorrência para a análise de sua performance no mercado. 

A compreensão dos indicadores é de extrema importância para a criação de estratégias e planos de ação eficientes para a empresa. Confira a seguir alguns exemplos: 

  • Taxa turnover
  • Índice de lucratividade; 
  • Custo de aquisição; 
  • Índice de crescimento anual; 
  • Ticket médio; 
  • Retorno de investimento. 

Elaboração do controle orçamentário 

Por último, mas não menos importante, a contabilidade para supermercados também atua auxiliando o empreendedor com a previsão, elaboração, acompanhamento e revisão de seu controle orçamentário

Ou seja, um empresário conseguirá acompanhar os resultados de todos os trabalhos desenvolvidos, podendo corrigir eventuais erros ou problemas, sem que seja surpreendido com imprevistos que possam comprometer a continuidade de seus resultados. 

Aproveite para aprender mais lendo: Lucro Operacional: Entenda o que é e como calcular.

Quais as vantagens de contar com a MF Consultoria na gestão do seu supermercado?

Estabelecer ações contábeis para supermercados é o dever de todo gestor desse segmento. Nesse sentido, contar com um suporte contábil especializado é indispensável para aprimorar seus processos gerenciais.

Isso porque a base para o funcionamento da contabilidade para supermercados em São Paulo inclui as seguintes vantagens:

  • Redução de custos de forma legal;
  • Garantia de menor burocracia na gestão de impostos;
  • Atualizações quanto à legislação tributária;
  • Precificação de produtos;
  • Gestão de folhas de pagamento;
  • Gerenciamento estratégico de categorias, compras e negociações;
  • Prevenção de perdas;

Quer descobrir como a MF pode te ajudar nessa empreitada? Então siga a leitura abaixo!

Afinal, como a MF Consultoria ajuda na gestão do seu negócio?

Após compreender o conceito de contabilidade para supermercados e descobrir as vantagens de contar com a contabilidade da MF na gestão do seu empreendimento, saiba sobre os diferenciais que nós oferecemos para o seu negócio!

Análise do histórico financeiro

O profissional contábil é o agente ideal para averiguar a situação financeira de um supermercado e implementar mudanças estratégicas caso seja necessário.

É nesse momento que um gestor de supermercados conta com um auxílio especializado da MF Consultoria para avaliar o fluxo de caixa, isto é, tendo em vista verificar:

  • O patamar de liquidez da empresa;
  • O capital de giro;
  • Possível existência de lacunas na gestão financeira.

Com isso, um gestor poderá ter todas as ferramentas e diagnósticos necessários para a implementação ou remodelação de processos e atividades. 

Planejamento tributário para supermercados 

Esse mecanismo estratégico a ser implementado pela contabilidade para supermercados é favorável por possibilitar o aproveitamento de créditos fiscais, proporcionar segurança jurídica para o seu supermercado, aumentar a regularidade fiscal e expandir a competitividade do empreendimento.

Além disso, o planejamento tributário possibilita a verificação do impacto dos impostos que incidem sobre o seu negócio e a aplicação do mecanismo de elisão fiscal, ou seja, da redução legalizada da carga tributária.

Conheça das algumas obrigações acessórias que devem ser cumpridas por um supermercado com o auxílio de uma contabilidade especializada: 

  • e-Social;
  • ECD;
  • ECF;
  • DCTF;
  • EFD-Reinf.

Tudo isso considerando a legislação tributária vigente, além da implementação de benefícios e incentivos fiscais.

Confira: Gestão Tributária: Entenda sua função e como implementá-la!

Planejar as compras de forma estratégica

Um estoque para supermercados é um ponto que merece muita atenção do gestor. Isso porque inclui o controle de itens perecíveis e o excesso ou ausência de produtos.

Nesse sentido, é imprescindível um suporte especializado na hora de definir como as compras serão realizadas. O controle de estoque garantirá que as compras sejam feitas de maneira planejada.

Não fazer as compras de forma estratégica pode fazer com que haja um desperdício de alimentos e, consequentemente, gastos desnecessários com armazenagem de produtos.

 Portanto, é crucial contar com um sistema de gestão contábil para fazer esse controle.

Gestão fiscal

A gestão fiscal analisa operações e processos administrativos para acompanhar as regras das legislações tributárias. 

Essa ferramenta faz toda a diferença na identificação e cumprimento de obrigações tributárias, escrituração fiscal, além da escolha de um dos regimes tributários, por exemplo. Uma gestão fiscal estratégica parte da identificação e da realização das seguintes tarefas:

  • Apuração e pagamento de taxas, impostos e contribuições;
  • Emissão de documentos fiscais;
  • Escrituração de documentos e dados que devem ser declarados ao Fisco.

Portanto, além de manter o seu supermercado livre de multas e problemas com o Fisco, uma análise tributária eficiente pode fazer com que você não pague impostos em excesso. Isso porque a escolha de um regime tributário adequado impede o pagamento errôneo de impostos.

Nesse sentido, a contabilidade da MF te ajudará a escolher o regime ideal para o seu supermercado, dentre os modelos de tributação existentes: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. 

Um suporte especializado nessa área aumenta as chances de sua empresa deixar de pagar quantias irrelevantes e, inclusive, apresentar melhorias no fluxo de caixa. Não perca tempo e conta com o suporte de nossa empresa.

Elabore um planejamento de gestão com a ajuda da MF Consultoria!

Um planejamento de gestão para supermercados eficiente é uma medida excepcional para quem deseja alcançar grandes resultados em um negócio desse segmento. 

Isso porque essa estratégia permite visualizar globalmente todos os setores do seu negócio, além de facilitar a identificação de obrigações a serem cumpridas e das que já foram realizadas!

Não ter o controle da gestão do setor tributário, financeiro e fiscal do seu empreendimento pode ser um risco para a lucratividade do seu negócio. Agora que você já sabe disso, implemente uma gestão fiscal no seu negócio! Conte com a ajuda da MF Consultoria!

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu supermercado a se desenvolver e crescer.

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Acompanhe este artigo: Assessoria Contábil Fiscal: O que é, vantagens e por que contratar.

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