atendimento@mfco.com.br
demonstracoes-contabeis

Demonstrações Contábeis para Ecommerce. Saiba as principais!

As demonstrações contábeis para ecommerce são documentos que compilam os resultados de uma empresa, seu fluxo financeiro e seu fluxo contábil em um determinado período. São ferramentas fundamentais para que uma empresa possa ter uma boa gestão!

De acordo com a Lei de número 6404 de 1976, todas as empresas que contam com investimentos via ações devem expedir demonstrativos contábeis periodicamente, de modo a fazer a apresentação dos seus resultados aos seus acionistas.

No entanto, as empresas que não têm capital aberto também podem se beneficiar e muito da rotina de criar demonstrações contábeis para ecommerce organizar as suas finanças e, ainda, preparar terreno para quando for o momento de fazer seu primeiro IPO.

Quer saber mais sobre o que são esses documentos e como criá-los? Veja a seguir!

O que são demonstrações contábeis para ecommerce?

Por demonstrações contábeis para ecommerce entendem-se todos os documentos contábeis que visam fornecer informações financeiras, econômicas e patrimoniais a entes externos à empresa, tais como clientes, fornecedores, investidores, acionistas, bancos, etc.

Na prática, as demonstrações contábeis para ecommerce são os seguintes documentos e respaldam também auditorias contábeis:

Esses documentos, geralmente, são amplamente divulgados pelas empresas, em seus sites e também em veículos de imprensa.

Objetivo e importância das demonstrações contábeis para ecommerce

Os documentos demonstrativos da situação financeira, contábil e econômica de uma empresa têm como objetivo disseminar rapidamente informações sobre a saúde de um negócio e sua forma de gestão administrativa.

Através dos demonstrativos, um investidor pode decidir se a empresa é um bom ambiente para seus aportes, se ela tem uma boa gestão e se, ainda, seus investimentos terão retorno.

Além da questão da publicidade das ações econômicas de um negócio, os demonstrativos são ferramentas de gestão e de planejamento estratégico, tanto que, para os gestores, a conferência constante desses documentos deve ser um hábito.

Exemplos de demonstrações contábeis para ecommerce: 4 principais tipos

Existem quatro principais tipos de demonstrações contábeis para ecommerce.

Conhecê-las é essencial para que um investidor possa saber exatamente para onde olhar no momento de fazer um aporte ou de comprar ações, da mesma forma que um gestor precisa conhecê-los a fim de direcionar esforços para melhorar ainda mais seu trabalho!

1. Balanço patrimonial

O balanço patrimonial tem como objetivo demonstrar as condições financeiras e patrimoniais de uma empresa.

Através desse documento, se demonstra quais são os bens, as obrigações e todos os direitos dessa companhia.

O balanço patrimonial deve detalhar todas as atividades da empresa, oferecendo uma visão geral de tudo o que é feito em seu interior.

Nesse documento também devem ser declarados todos os valores que a empresa têm enquanto obrigação com seus fornecedores, bem como todos os valores que ainda têm a receber dos seus clientes, através dos seus contratos.

2. Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

Essa demonstração contábil tem por objetivo relacionar, em um único documento, todas as movimentações de entrada e saída de dinheiro do caixa de uma empresa durante um determinado período.

A demonstração do fluxo de caixa deve considerar o resultado da conta caixa, que deve estar descrito no balanço patrimonial, ainda que seja apenas o seu resultado final.

No entanto, é a partir dos resultados da conta caixa que toda a demonstração do fluxo de caixa se desdobra, detalhando cada tipo de pagamento, de recebimento, de investimento e de qualquer dívida gerada pela empresa, como financiamentos.

3. Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)

Talvez seja esse o tipo de demonstração contábil mais comum entre todas as que tratamos hoje.

A DRE é feita para que possam ser demonstradas todas as operações financeiras de uma empresa em um determinado período, sejam elas aquelas que trazem ganhos para a empresa ou aquelas que geram gastos para a companhia.

Diferente das outras demonstrações contábeis, a DRE também traz consigo a apuração dos mais diversos impostos que incidem sobre as operações da empresa, sobretudo o Imposto de Renda, que ocupa lugar de destaque nessa demonstração.

O principal objetivo da DRE, no entanto, é demonstrar se a empresa teve lucros ou prejuízos em um determinado tempo de sua operação, sendo esse um dos demonstrativos mais importantes de uma empresa.

Quer saber mais sobre o que é a DRE? Assista conosco!

4. Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

A demonstração do valor adicionado é um dos documentos essenciais para que a empresa possa mostrar ao mercado a forma como criou riqueza no período analisado e, ainda, a forma como esse rendimento foi distribuído e aplicado.

Outro objetivo da demonstração do valor adicionado é também informar ao mercado, gestores e acionistas a maneira como o valor gerado pela companhia foi distribuído entre:

  • Funcionários (através do salário e participação de lucros, se houver);
  • Fornecedores;
  • Acionistas;
  • Governo;
  • Demais agentes financiadores.

Esse documento, portanto, visa demonstrar a forma como todos os setores que participam diretamente da geração de riqueza em uma empresa são, por ela, remunerados.

O que diz a Lei 6404/76 e quais as suas implicações?

A Lei de número 6404 de 1976 foi criada a fim de assegurar que o Brasil tivesse uma legislação que pudesse criar uma estrutura jurídica para que as empresas fossem fortalecidas e os investidores respaldados por informações corretas e contundentes.

No texto da lei há a previsão de que as empresas realizem demonstrações financeiras periódicas de modo a tornar públicas essas informações.

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Conclusão

As demonstrações contábeis para ecommerce são documentos essenciais para que uma empresa possa publicizar seus resultados econômicos, financeiros e contábeis aos seus investidores, acionistas e, até mesmo, aos seus gestores.

Cada um dos demonstrativos cumpre uma função específica ante à sociedade, assegurando que haja maior transparência e segurança para o mercado financeiro.

Faça da contabilidade um setor estratégico com a ajuda da MF Consultoria Contábil. Saiba mais sobre como podemos contribuir com sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo