Valuation para Ecommerce: como fazer na prática!
Você tem dificuldade em calcular o valuation para ecommerce ? Em 2021 o Brasil abriu mais de um milhão de novos pequenos e micro negócios. Esse marco é fundamental porque traz para a nossa conversa uma realidade: os pequenos e microempreendedores são a maioria no Brasil.
E, sendo a maioria, por que é que olhamos tanto para as grandes empresas – sendo por meio de exemplos, de estratégias ou ferramentas analíticas – quando se trata de conhecer e estudar o mundo dos negócios?
A realidade, nesse caso, é muito maior do que uma simples aproximação conceitual. Ela nos propõe uma grande reversão na forma de fazer negócios no Brasil e no mundo e, sobretudo, nos convida a pensar que o futuro é, certamente, das pequenas empresas.
Elas já são as maiores geradoras de emprego e, agora, impressionam também por conta da sua rentabilidade. Mas algumas perguntas ainda nos cabe responder.
Como é que podemos saber exatamente o quanto essas empresas valem em termos financeiros e extrapolam o evidente ganho que trazem para a sociedade?
De que forma podemos calcular o valor ideal dessas empresas no momento de realizar a compra delas ou mesmo no momento de vendê-las, alcançando um preço justo por elas?
A resposta para esses questionamentos é dada por uma ferramenta bastante importante: o valuation para ecommerce, que é justamente o que vamos conhecer agora.
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O que significa fazer o valuation para ecommerce?
Fazer valuation para ecommerce diz respeito à aplicação de formulações para se poder chegar ao valor de uma empresa.
Por meio desse cálculo, é possível reconhecer rapidamente qual a saúde de uma empresa, seja analisando seu fluxo de caixa, seus ativos e seus passivos e, assim, apurar qual é o futuro dessa empresa – sobretudo se ele é sustentável ou não.
Assim, fazer valuation de um ecommerce é uma forma de conhecê-la de forma aprofundada, extrapolando aquela primeira observação que pode nos indicar se algo vai bem ou mal em um negócio.
Por meio de um dado bastante realista, podemos, então, criar um planejamento que possa dar conta de melhorar a saúde de uma pequena empresa, reposicionando-a como um negócio realmente rentável e de sucesso.
Quando buscar fazer avaliação do seu negócio?
A avaliação de uma empresa pode e deve ser feita a qualquer tempo, sobretudo porque é por meio dessa avaliação que se pode conhecer com precisão real situação da sua administração.
Saber se um negócio é bem administrado e se está gerando lucro conforme o esperado é necessário para podermos, de forma bastante prática, fazer qualquer correção de fluxo que seja necessária para que, então, possamos ter um negócio próspero.
Portanto, a avaliação de uma empresa não deve ocorrer apenas quando se identifica que algo não está indo conforme o esperado e tampouco apenas antes de se prospectar a sua venda.
Quanto mais conhecemos sobre a nossa empresa, mais podemos nos aproximar do seu ponto ideal de desenvolvimento e, assim, de rentabilidade.
Desafios do valuation para ecommerce
Um dos maiores desafios a superar no momento de fazer o valuation para ecommerce está relacionado à dificuldade que muitas enfrentam quando se trata da organização das suas finanças.
A maior dessas dificuldades está relacionada à forma como as empresas são geridas, sobretudo quando há a mistura das finanças do negócio com as finanças dos seus proprietários.
Outra delas está também relacionada com a falta de um método preciso o suficiente para a organização documental, o que pode causar sérias complicações no momento de fazer o valuation, que depende, necessariamente, de informações confiáveis.
imagem – como avaliar uma empresa para venda
3 métodos para cálculo do valuation para ecommerce
Uma vez organizada a documentação da sua empresa e separada em definitivo as finanças do negócio das suas próprias, enquanto gestor, administrador ou proprietário, é hora de saber como chegar ao valor que determina o seu valuation.
Veja, a seguir, as três formas mais comuns de fazer valuation para ecommerce:
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
O FDC é um método cujo objetivo é demonstrar o valor de uma empresa no tempo presente e, ainda, de analisar o seu potencial de gerar mais dinheiro, projetando seu caixa para o tempo futuro.
Essa é a forma mais comum de se fazer valuation para ecommerce, e uma das mais descomplicadas.
O valuation para ecommerce por meio do FCD baseia-se em projeções que, portanto, podem ser ou não cumpridas de acordo com os acontecimentos do decorrer do caminho de um negócio.
Valor patrimonial
Para fazer valuation para ecommerce é possível utilizar também o valor patrimonial para determinar o quanto uma empresa realmente vale. Para tanto, é necessário somar os seus ativos circulantes e os não circulantes.
A partir desse resultado, é necessário subtrair os circulantes dos não-circulantes, chegando ao valor real da empresa de uma forma bastante simples – mas que exige uma grande organização da empresa em relação aos seus documentos.
Múltiplos de Mercado
Fazer o cálculo do valuation para ecommerce também é possível por meio de múltiplos de mercado, que compara o desempenho econômico de um negócio com outro, que tenha características semelhantes.
Por meio dessa comparação, é possível avaliar uma empresa, de forma a aproximá-la do estado perfeito do seu mercado.
Conclusão
Fazer valuation para ecommerce é uma forma simples de compreender qual a posição de um negócio frente ao seu mercado e, sobretudo, qual o valor que essa empresa adquiriu com o tempo do seu exercício.
Por meio desse resultado é possível identificar quais são os pontos de melhoria que podem ser executados, viabilizando, inclusive, mais rendimento, melhor organização financeira e, ainda, um valor mais alto de mercado.
Assim, o valuation deixa de ser algo relacionado apenas às necessidades de grandes empresas e deve começar também a fazer parte do vocabulário de pequenos negócios, fundamentais para a organização econômica brasileira.