Redução de Gastos no Ecommerce: o que é, como fazer e estratégias
Seja para uma folga no orçamento, para conseguir fazer novos investimentos ou até mesmo aumentar a produtividade, a redução de gastos no Ecommerce é uma ferramenta essencial para todas as empresas. Saiba tudo agora sobre ela!
Reduzir custos pode até assustar. No entanto, na prática, uma empresa deve ficar em constante revisão dos seus custos operacionais a fim de ter mais eficiência e maior produtividade.
Isso porque, nem sempre reduzir custos significa ter demissões ou algo que possa afetar a qualidade do trabalho realizado. Muitas vezes, reduzir custos significa remodelar as estruturas de trabalho, tornando-as mais dinâmicas a fim de aumentar a produção.
Saiba mais: Modelagem de Processos: o que é, benefícios e como implantar
O que é redução de gastos no ecommerce?
A redução de gastos no ecommerce é um processo metodológico, que tem por objetivo fazer com que seja diminuída de forma permanente todas as receitas que são destinadas por uma empresa para o custeio de alguma de suas atividades.
Assim, essa é uma política que deve ser adotada quando a empresa enfrentar alguma situação que exija dela melhor coordenação de custos e de esforços a fim de gerar algum tipo de atividade que, até então, não era prevista.
Qual a importância da redução de gastos no ecommerce?
Os custos que uma empresa tem para desempenhar suas atividades afetam a precificação dos seus produtos ou dos serviços que são por ela prestados.
Dessa forma, a fim de evitar prejuízos e sempre manter uma boa margem de lucro, a redução de gastos no ecommerce deve ser algo em constante análise pelos diretores e administradores da empresa.
No entanto, isso não deve afetar a qualidade dos seus produtos ou dos seus serviços, mas, sim, manter sempre boas práticas que possam reduzir custos e, ao mesmo tempo, otimizar aqueles investimentos realizados a fim de melhorar toda a sua cadeia produtiva.
Benefícios da redução de gastos no ecommerce
A redução das despesas de custeio das atividades de uma empresa traz benefícios que podem ser percebidos em relação ao aumento da capacidade de compras, de contratação, de otimização das atividades ou até de melhorias em relação a elas.
Dessa forma, os benefícios podem ser diretamente percebidos no dia a dia da empresa e não, apenas, na maior obtenção de lucro para seus investidores ou mesmo para os seus proprietários.
Saiba mais: Assessoria aduaneira: Entenda a importância e como funciona!
Como montar um plano de ação para redução de gastos no ecommerce?
Para que seja possível ter um plano de ação e ser feito, de forma correta, e sem prejuízos para a operação da empresa, a redução de gastos no ecommerce deve-se levar em conta alguns aspectos essenciais para que não se comprometa a qualidade dos produtos ou serviços.
Diante dessa necessidade de se preservar a estrutura da empresa, um bom plano de ação leva em conta um passo a passo simples:
Identifique seus custos
O primeiro e mais importante passo é sempre buscar identificar quais são os custos que a empresa tem para manter devidamente as suas atividades.
A partir da identificação dos custos, é possível saber exatamente de onde e como fazer otimizações orçamentárias, mas sem que elas comprometam as atividades da empresa e, sim, melhorem a sua produção.
Dessa forma, vale analisar cada um dos setores e a verba que cada um deles empenha, buscando compreender de que forma esses valores são empregados e como impactam na execução das atividades.
Repense o regime fiscal da empresa
Observar o regime fiscal e tributário da empresa também é outro aspecto fundamental do momento de reduzir custos, sobretudo quando há a possibilidade de se beneficiar em outros regimes tributários – como, por exemplo, naqueles em que há aproveitamento fiscal.
A partir disso, é possível fazer com que haja melhor empenho dos valores pagos em impostos, por exemplo, aumentando a lucratividade da empresa ou empregando o valor em ações que possam cortar custos de outras áreas, automatizando-as, por exemplo.
Saiba mais: Como funciona a terceirização da folha de pagamento? (Guia)
Negocie com fornecedores
Vale sempre lembrar que o negócio dos fornecedores da sua empresa depende também do bom funcionamento do seu próprio negócio. Portanto, é sempre importante buscar negociar com os fornecedores, de forma que seja possível reduzir custos.
Dessa forma, é importante dizer, sua empresa pode melhorar o desempenho da sua cadeia de produção, aumentando-a ou redimensionando-a de acordo com as suas necessidades, buscando por preços mais justos e por melhores condições de pagamento.
Aumente a produtividade
Aumentar a produtividade irá fazer com que mais atividades sejam feitas em um menor espaço de tempo, o que faz com que você possa, dessa maneira, reduzir os custos da sua operação, aproveitando o tempo de serviço dos seus colaboradores.
Para isso, vale a pena automatizar tudo o que for possível, de forma que o material humano, indispensável para qualquer organização, possa também desempenhar melhor as suas atribuições.
Automatize processos
Automatizar processos e procedimentos da sua empresa é outra forma importante de redução de gastos no ecommerce, sobretudo porque isso permite que colaboradores possam ser alocados para outras funções que aumentem a produtividade da empresa.
Dessa forma, é possível ter melhores resultados sem precisar, necessariamente, fazer cortes que comprometam empregos.
Quer saber mais sobre como melhorar o desempenho financeiro da sua empresa? Vem ver:
Avalie a terceirização
A terceirização é também uma das opções para quem busca ter uma melhor redução de gastos no ecommerce em suas atividades profissionais, dado que as responsabilidades trabalhistas são da empresa que contrata a mão de obra e não da sua empresa.
Assim, é possível ter melhores resultados em relação ao momento de reduzir custos e aumentar a produção da sua empresa.
Saiba mais: Terceirização Contábil: tudo o que precisa saber antes de contratar
Como a Consultoria Contábil pode te ajudar?
A consultoria contábil é uma importante aliada da sua empresa, sobretudo quando se trata do momento de reduzir custos voltada aos benefícios fiscais e tributários que o seu negócio pode obter.
Você sabia que uma simples mudança no regime tributário pode te poupar de pagar impostos e, ainda, te levar a ter benefícios em relação ao aproveitamento deles?
Conclusão
A redução de gastos no ecommerce é uma das atividades que devem ser feitas regularmente, como uma maneira de identificação dos gargalos financeiros que a estrutura de um negócio pode apresentar.
Além disso, essa é uma maneira de conseguir otimizar investimentos, aumentando sua produtividade, seu lucro e, consequentemente, a segurança de bons resultados em sua empresa.
Saiba mais: Custo de Mercadoria Vendida: como é feito o cálculo do CMV?