assessoria contábil

Assessoria Contábil Fiscal: O que é, vantagens e por que contratar

assessoria contábil

Quem possui a responsabilidade de cuidar de um empreendimento já sabe: se a contabilidade não vai bem, nada vai bem e, por conta disso, cada vez mais empresas buscam serviços de assessoria contábil fiscal a fim de otimizar seu negócio.

Isso porque a contabilidade é uma peça vital na engrenagem do funcionamento de toda empresa, não importa seu segmento. 

Seja para empresas grandes ou pequenas, para negócios com faturamento milionário, seja para aquelas empresas que ainda estão engatinhando em seus rendimentos – mas prontas para disputar uma maratona no futuro – a assessoria de assuntos contábeis é fundamental.

No entanto, apesar de todos reconhecerem a importância desse tipo de serviço, nem sempre é muito simples compreender exatamente como ele funciona. 

Por conta disso, neste artigo separamos algumas questões que você deve refletir para identificar se a sua empresa precisa de uma assessoria ou outsourcing contábil especializado para ajudá-lo com o seu negócio.

Saiba mais: Diferença entre ME e EPP: Entenda como funciona

O que é assessoria ou outsourcing contábil?

A assessoria ou outsourcing contábil é um trabalho desenvolvido por uma equipe de profissionais ou empresa especializada na área de contabilidade, que visa analisar e interpretar as informações de um negócio.

Dessa forma, um serviço de assessoria está ligado, necessariamente, à compreensão de todas as questões que possam vir a contribuir com um melhor desenvolvimento de uma empresa.

Seu foco nas questões tributárias, entre outras rotinas pertinentes aos aspectos contábeis, auxiliam sua empresa com as melhores tomadas de decisão, fazendo com que um negócio possa encontrar o suporte de que precisa para crescer de forma mais organizada e saudável.

Uma vez que com as informações certas é possível implantar melhorias tanto na área contábil quanto no setor de RH da empresa, fazendo com que seu negócio possa ser alavancado, levando-o a um maior sucesso sustentável. 

contabilidade na vila formosa

Quais são as principais funções de uma assessoria contábil fiscal?  

Dentre as principais funções de uma assessoria contábil fiscal podemos destacar os serviços que são intimamente relacionados com o estudo das melhores condições para que a sua empresa possa crescer com mais saúde e com foco em maior aproveitamento.

Como sabemos, a organização financeira e tributária de uma empresa é mais do que fundamental para que ela possa se desenvolver ao longo do tempo, garantindo um melhor rendimento para o seu faturamento.

No entanto, embora seja de comum acordo o quanto é importante para um negócio, são muitos ainda que esbarram em aspectos que tangem à compreensão do que é um serviço de assessoria, fazendo com que, nem sempre, esse serviço seja considerado necessário.

Para que se possa, então, compreender a necessidade desse serviço de suporte às empresas, é importante que saibamos, antes, que uma assessoria irá cuidar de todos os aspectos tributários de um negócio, bem como dos aspectos fiscais.

Um bom serviço de assessoria irá cuidar de todos os assuntos relacionados ao pagamento de impostos, tornando a sua empresa sempre adequada para a sua atividade, em consonância com o que determina a lei.

Além da apuração e do pagamento de impostos, a assessoria também irá criar e apresentar os documentos comprobatórios a respeito dos seus resultados, tornando-os mais simples de visualizar por sua empresa.

Esses documentos têm por objetivo tornar mais fácil e simples de visualizar os rumos da sua empresa, fazendo com que seja possível também ter um melhor planejamento a partir deles, conduzindo seu negócio para onde você deseja que ele chegue de fato.

Além disso, um dos outros serviços mais importantes de uma empresa que presta assessoria contábil fiscal está ligado ao suporte administrativo e operacional de que todas as empresas necessitam para que tenham resultados cada vez mais significativos.

Saiba mais: Empresário Individual: Tudo o que precisa saber

A importância da assessoria contábil fiscal para uma empresa 

O serviço de uma assessoria de contabilidade está intimamente ligado à necessidade de uma empresa de ajustar seus fluxos contábeis e de compreender quais são, efetivamente, os seus resultados em um período de tempo.

Isso contribui, por sua vez, com a organização de uma empresa, com o melhor dimensionamento dos seus planos e até mesmo com o seu planejamento a curto, médio e longo prazo.

Além disso, uma assessoria também presta serviços necessários para que a sua empresa opere sempre em conformidade com a lei, tanto quando nos referimos aos aspectos tributários quanto aos aspectos fiscais.

Por conta dessa grande gama de serviços, contar com uma assessoria pode ser, mais do que útil, fundamental para um negócio, que ainda pode ter apoio em suas questões trabalhistas e previdenciárias, além de ter sua folha de pagamentos controlada.

necessidade de contratar uma assessoria ou outsourcing contábil

Como identificar a necessidade de contratar uma assessoria ou outsourcing contábil?

A seguir você confere alguns questionamentos que podem te direcionar a chegar a uma conclusão, confira:

Saiba mais: Contabilidade para Franquias: Saiba como escolher a melhor

Você considera a contabilidade uma área complicada para lidar sozinho

Se você tem certa dificuldade ou até mesmo receio de gerir e interpretar gráficos, balanços e operações matemáticas em geral, entre outras ações que fazem parte da rotina contábil, temos um sinal claro de que você precisa do amparo de uma assessoria

O serviço prestado por uma assessoria irá, além de produzir relatórios condizentes com a realidade da sua empresa, torná-los mais compreensíveis para a sua equipe administrativa.

Isso irá permitir que você possa ter um melhor direcionamento tanto no momento de tomar qualquer decisão em seu negócio, além de te ajudar a compreender as rotinas contábeis do seu negócio.

Além disso, tudo o que se tornaria enfadonho para você ou para a sua equipe, como produzir documentos e relatórios contábeis, ficará à cargo da sua assessoria. Assim, você tem mais tempo para focar no que realmente importa e interessa: seu futuro empresarial. 

Você não tem certeza se está no melhor regime tributário

Essa é uma das questões mais importantes para negócios de qualquer segmento, isso porque o regime tributário certo garantirá que a sua empresa pague menos impostos possíveis dentro da Lei. 

Existem três opções de regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional, e cada um deles possui suas especificações e obrigatoriedades.

Quando você conta com uma assessoria ou outsourcing contábil para realizar uma análise tributária de qualidade, ganha a assertividade necessária para escolher o melhor regime. 

Além disso, profissionais especialistas podem fornecer as melhores orientações sobre o tratamento fiscal das operações da empresa, a classificação fiscal de produtos, orientações gerais sobre obrigações e prazos, etc. 

No entanto, não é apenas isso que uma assessoria pode fazer para te ajudar, sobretudo porque o momento da migração de um regime requer muita atenção aos prazos e alguns conhecimentos que são determinantes para o sucesso desse procedimento.

Assim, quando contamos com uma assessoria, podemos ter um melhor controle dessas rotinas tributárias e mais tempo para focarmos em estratégias que possam alavancar a nossa empresa.

Saiba mais: Provisão Financeira: Entenda o que é e como funciona

contabilidade zona leste de sp

Você acredita que os cálculos de todos os impostos podem ser realizados por qualquer contador

Existem diversos tipos de especializações na área contábil, é por isso que nem todos os contadores estão aptos a realizar o cálculo de impostos ou entendem de tributações. 

É por isso que contar com uma assessoria ou outsourcing contábil é uma escolha mais assertiva para cuidar dessas questões para a sua empresa.

Isso porque, em um escritório de contabilidade, por exemplo, existem diversos tipos de profissionais especializados em áreas diferentes da gestão contábil, sendo que com certeza um deles será designado para tratar dos impostos.

Dessa forma, você pode ficar mais tranquilo em relação a essas atividades e desfrutar do tempo que tem para traçar estratégias para a sua empresa crescer, sem precisar pensar como e quanto de impostos deve pagar a cada nova movimentação financeira.

Você não tem certeza se está de acordo com a legislação tributária

Legislação tributária é o conjunto de leis referentes à definição de tributos, que vive constantes mudanças, como por exemplo, no caso de impostos que passam a ser mandatórios ou deixam de ser, sem aviso prévio. 

Uma boa assessoria ou outsourcing contábil conta com ferramentas específicas para se manter atualizada e garantir que sua empresa atue sempre de acordo com a legislação vigente.

Além disso, você também poderá aproveitar os incentivos do regime tributário e fiscal em que estiver a sua empresa, fazendo um melhor aproveitamento dos recursos financeiros disponibilizados para o pagamento de tributos.

Você se sente inseguro sobre ações relacionadas ao crescimento do negócio e contratação de colaboradores

Se você não tem certeza sobre quais medidas e ações deve tomar mediante ao crescimento do negócio e/ou contratação de novos colaboradores, pode acabar se perdendo em meio às obrigações tributárias e fiscais, modalidades de contratação, entre outras. 

Nessa hora, contar com uma assessoria contábil fiscal especializada em serviços de outsourcing (terceirização das atividades relacionadas à contabilidade fiscal da empresa), pode ajudar seu negócio a ter total controle da gestão de folhas de pagamento, administração financeira e gestão fiscal.

Em outras palavras, ao contratar serviços de outsourcing contábil você transfere a execução desses processos a uma empresa que terá profissionais especialistas e com know-how para cuidar exclusivamente da gestão contábil.

Saiba mais: Ciclo Financeiro: O que é, importância e como calcular

Por que contratar uma assessoria contábil fiscal para sua empresa? 

Contratar uma assessoria contábil fiscal para a sua empresa garantirá recursos fundamentais para que ela possa ter maior controle em seus aspectos mais essenciais, garantindo, também, que a sua equipe possa ter maiores e mais importantes recursos para o momento de tomar uma decisão.

Além disso, o trabalho de uma assessoria também contribui em outros fatores da sua empresa, como o correto enquadramento tributário do seu negócio, bem como o trabalho em total conformidade com aspectos fiscais e, ainda, tributários.

assessoria contabil em sp

Como contratar uma assessoria contábil fiscal?  

Antes de buscar uma assessoria, é fundamental que a sua empresa tenha plena compreensão acerca dos serviços que são fornecidos por uma empresa voltada ao outsourcing contábil.

Isso irá garantir não só uma melhor escolha, mas, sobretudo, uma escolha que seja plenamente adequada ao que a sua empresa precisa e, ainda, deseja.

Além disso, também é importante frisar que ao escolher um serviço de assessoria você deve estar atento ao histórico dessa empresa no mercado. Portanto, escolha de forma criteriosa e cuidadosa!

Saiba mais agora sobre a Consultoria Empresarial da MF Consultoria Contábil!

Conclusão

Caso a resposta para algum desses questionamentos tenha sido positiva, busque a orientação de uma empresa especializada em contabilidade. 

Seja na área Fiscal, Contábil ou Tributária, você pode contar com a equipe de especialistas da MF Consultoria para garantir uma contabilidade eficiente para seu negócio, com atendimento dedicado e personalizado para sua necessidade. 

Fale conosco e saiba mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.