atendimento@mfco.com.br
provisao-financeira

Provisão Financeira para Ecommerce: Entenda o que é e como funciona

A provisão financeira para ecommerce é um conceito contábil que é muito utilizado em processos de gestão financeira empresarial. Existem diferentes metodologias que podem ser adotadas para o controle de recursos financeiros e para que seja realizado esse movimento

Realizar o controle contábil de uma empresa é um processo que demanda muita atenção, sobretudo para que se utilizem sempre os conceitos corretos no momento dos procedimentos contábeis.

Um desses conceitos utilizados para que seja realizada a apuração dos movimentos contábeis é o do provisionamento.

Esse conceito gera bastante dúvida sobre a sua transparência e, por conta disso, muitas vezes acaba ficando para escanteio no momento do planejamento.

Hoje vamos esmiuçá-lo, sobretudo para compreendermos como funciona, em seus pormenores, esse movimento contábil de reserva de capital.

Saiba mais: Análise de Investimentos: O que é, métodos e importância

O que é uma provisão financeira para ecommerce?

O conceito de provisão financeira para ecommerce é determinado pelos eventos que acontecem em uma empresa e que diminuem seu ativo ou atuam aumentando seu passivo.

Sendo, então, necessário fazer ajustes contábeis para representar a realidade da empresa.

Diante disso, é necessário também compreender que o provisionamento financeiro está sempre focado em fazer com que haja a cobertura de um gasto que tem grande probabilidade de acontecer ou que realmente vai acontecer.

Dessa forma, todas as provisões contábeis representam valores estimados para serem desembolsados pela empresa.

Mesmo que ainda não tenham sido efetivados, os fatos geradores contábeis que darão origem a eles já ocorreram e foram contabilizados.

Esse é o mesmo conceito que permite a uma empresa, por exemplo, fazer provisões, mês a mês, para conseguir efetuar o pagamento de impostos anuais, como o imposto de renda, por exemplo. Ou, até mesmo, quitar questões trabalhistas com o décimo terceiro salário.

Assim, esse conceito deve ser explorado no planejamento contábil, de forma que se possa sempre realizar o provisionamento de recursos financeiros, garantindo, assim, a saúde financeira da empresa.

Outros provisionamentos também podem ser feitos a título de se ter garantia financeira para cobrir despesas ainda não descritas, mas previstas, como a falha de um equipamento de linha de produção que requeira, por exemplo, sua total substituição.

Assim, é um instrumento que deve ser utilizado sempre que for necessário como uma garantia de saúde, bom funcionamento e, sobretudo, planejamento financeiro de uma empresa, seja ela do porte que for.

Para que serve uma provisão financeira para ecommerce?

A provisão financeira para ecommerce é um instrumento contábil que deve ser mobilizado a fim de criar um fundo para que sejam supridas despesas que ainda não ocorreram, mas que são previstas, e para cobrir despesas que ainda não ocorreram, mas que não são previstas.

Assim, é um conceito que pode ser utilizado em planejamento contábil como uma forma de garantir caixa para a empresa em momentos em que imprevistos acontecem, e, até mesmo, como um instrumento que pode ser mobilizado para criar fundo de caixa para obrigações.

Dessa forma, esse é um sinal de saúde para a empresa, que demonstra sua capacidade de gestão dos seus recursos financeiros e, sobretudo, da sua forma de lidar com situações que podem comprometer suas finanças.

Saiba mais: Distribuição de lucros: Saiba como é feita e quem pode receber

Como funciona uma provisão financeira para ecommerce?

O provisionamento financeiro pode acontecer de duas maneiras. A primeira delas é por meio de uma estimativa de perda de ativo. Isso ocorre, por exemplo, ao fazermos um investimento em nome da empresa, uma vez que pode haver perdas a ele relacionado.

Outro tipo de provisionamento se dá quando existem exigências futuras, como o pagamento de impostos ou mesmo de outras obrigações por parte da empresa, como o pagamento de décimo terceiro salário a funcionários ou até mesmo impostos.

Em virtude dessas duas modalidades de provisionamento, é indispensável que o planejamento contábil da empresa possa ter este instrumento sempre em vista, dado que a sua utilização também demonstra saúde financeira para o negócio.

Qual é a diferença entre provisão e previsão financeira?

A previsão financeira pode ser conceituada como todos os investimentos que uma empresa deve realizar em sua própria estrutura a fim de garantir que se possa alcançar determinados objetivos que foram a ela lançados em seu planejamento.

Já a provisão financeira lida, necessariamente, com todas as despesas que estão previstas, mas que ainda são incertas tanto em relação ao valor que podem alcançar quanto em relação às datas em que ocorrerão.

Saiba mais: Contabilidade para advogados: como funciona e benefícios

Por que fazer a provisão financeira para ecommerce?

A provisão financeira para ecommerce é fundamental para que todo e qualquer tipo de empresa por conta, sobretudo, as forma como esse instrumento qualifica o planejamento contábil para que haja o enfrentamento de situações adversas e imprevistas, ou, até mesmo, previstas.

Assim, o provisionamento financeiro deve fazer parte do planejamento contábil, de forma que seja sempre um instrumento a ser utilizado para que se tenha garantias de enfrentamento de adversidades sem o comprometimento do funcionamento do seu negócio.

Quer saber como você pode organizar as contas da sua empresa para o pagamento do décimo terceiro salário dos seus colaboradores?

Como fazer uma previsão financeira?

A previsão financeira é um instrumento contábil e, portanto, deve estar devidamente demonstrada. Preferencialmente, deve ser descrita a sua finalidade e, ainda, o tempo em que ocorrerá o pagamento.

Portanto, é diferente da provisão, sobretudo porque são instrumentos diferentes – ainda que se assemelham apenas em seus nomes.

Saiba mais: Terceirização Contábil: tudo o que precisa saber antes de contratar

Conte com a MF Consultoria para auxiliar o seu negócio

A MF Consultoria Contábil contribui com a sua empresa a partir da organização das suas finanças, de forma que seja possível estruturar de forma correta sua documentação contábil – o que é também fundamental para o correto planejamento da sua empresa.

Por meio da consultoria fornecida por nossos profissionais associados, é possível compreender de que forma os fluxos de finanças funcionam em seu negócio.

E, dessa forma, também se torna possível provisionar da forma devida recursos para que sejam feitos pagamentos de despesas extras, sem que seu negócio seja afetado, seja em sua organização, seja em seu orçamento.

Saiba mais: Antecipação de Recebíveis: entenda o que é e tire suas dúvidas

https://mfconsultoriacontabil.com.br/fale-conosco-mf-consultoria-contabil/

Conclusão

A provisão financeira para ecommerce é um recurso contábil que deve ser mobilizado a fim de assegurar que seu negócio possa ter caixa para despesas extras previstas ou imprevistas.

Assim, seu orçamento sempre segue estruturado, bem como sua documentação contábil, sem que haja qualquer tipo de complicação para demonstrar ou mesmo justificar gastos extraordinários que possam ocorrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo