Obrigações Fiscais de um Ecommerce: quais são as principais?
Ficar em dia com as obrigações fiscais de um ecommerce é dever de toda empresa. Mas quais são elas? O que é necessário fazer para se certificar de que tudo vai bem com o seu negócio?
Não são poucas as questões que uma empresa e a sua gestão envolve e, para manter tudo funcionando da forma devida, é sempre necessário manter um rigoroso controle tributário e fiscal do seu negócio.
No entanto, como é possível saber a melhor forma de executar todas as demandas que as obrigações fiscais de um ecommerce determinam para a sua empresa?
Veja agora.
O que são Obrigações Fiscais de um ecommerce?
As obrigações fiscais de um ecommerce estão relacionadas à apuração, recolhimento e pagamento de impostos, o que é fundamental para que uma empresa possa se manter em dia ante ao Fisco.
Como as obrigações dependem e variam de acordo com cada tipo de negócio, é sempre importante estar atento ao regime tributário em que a sua empresa está enquadrada.
Dessa forma, é possível apurar todas as obrigações fiscais de um ecommerce relacionadas ao regime, bem como manter rigorosamente em dia toda a sua operação.
Assim, como cada regime trata consigo suas próprias obrigações, também é fundamental se certificar de que a sua empresa esteja enquadrada no regime correto para o seu faturamento e, sobretudo, para o seu tipo de negócio.
Importância das Obrigações Fiscais de um ecommerce
Manter as obrigações fiscais de um ecommerce em dia é fundamental não só para uma boa gestão da empresa, mas, sobretudo, por conta dos prejuízos que uma má gestão pode proporcionar, sendo o mais comum deles a exclusão de modelos tributários como o Simples Nacional.
Além desse efeito pernicioso, temos também impedimentos em relação à emissão de certidões negativas em todas as esferas – municipal, estadual ou federal –, o que impede que a sua empresa receba financiamentos e até mesmo participe de licitações.
Assim, é fundamental que a sua empresa tenha sempre em dia todas as suas obrigações em relação não só ao pagamento de impostos, mas todas aquelas que são devidas, como o pagamento de colaboradores, parcelamentos e tudo mais que contratar.
Quais são as principais Obrigações Fiscais de um ecommerce?
Para que a sua empresa sempre se mantenha em dia com as principais obrigações fiscais de um ecommerce é, antes de qualquer coisa, necessário conhecê-las, uma a uma.
Abaixo apresentamos uma lista com as principais obrigações que a sua empresa tem em relação ao Fisco e aconselhamos a você ter sempre um contador ou uma assessoria contábil conectada à sua empresa.
Dessa forma, você pode trabalhar no que mais importa, que é o crescimento da sua empresa, enquanto a sua assessoria ou o seu contador analisam quais são as melhores formas de fazer o gerenciamento das suas obrigações, sempre mantendo-as em dia.
Pagar impostos em dia
Fazer o pagamento de impostos sempre em dia é tal como o pagamento das suas contas particulares: imprescindível para a sua saúde financeira.
Com a sua empresa não haveria, jamais, de ser o contrário.
Assim, é fundamental que você sempre tenha consigo uma equipe capacitada para fazer a correta apuração das suas obrigações tributárias, mantendo-as sempre devidamente pagas e, sobretudo, em dia.
Isso aumenta a credibilidade da sua empresa, diminui a incidência de juros – que são recursos importantes do seu negócio simplesmente desperdiçados – e, ainda, evita que multas sejam aplicadas à sua empresa.
Declarar o recolhimento de impostos
Tão importante quanto fazer o pagamento dos seus impostos é o ato de declarar que os pagou. Por isso, existem instrumentos como o IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica –, em que a sua empresa irá declarar todos os seus ganhos e suas despesas.
Por meio desse instrumento fundamental a todo empresário, é possível ter resultados ainda melhores com a sua gestão, uma vez que os documentos gerados no momento da declaração do imposto são comprobatórios e podem te ajudar em caso de financiamento, por exemplo.
Fazer emissão de notas fiscais
Emitir notas fiscais, seja por prestação de serviço, seja por venda de produtos ou insumos é fundamental para toda empresa e uma das obrigações fiscais de um ecommerce.
Por meio da emissão de notas falamos ao Fisco exatamente o que fizemos em nossa administração, pagando cotas de imposto justamente aplicadas. Sem a emissão de notas, no entanto, o cenário é bem diferente.
Multas podem ser aplicadas, bem como outras sanções podem ser aplicadas, levando até mesmo ao fechamento da empresa. Portanto, não arrisque e faça a emissão de notas fiscais para todos os movimentos financeiros do seu negócio.
Outros tipos de obrigações de empresas a cumprir
Além de todas as obrigações fiscais que um ecommerce deve cumprir, existem também as obrigações contábeis, como aquelas que envolvem assessorias em relação à apuração de impostos e, até mesmo, as obrigações trabalhistas.
As obrigações contábeis se referem aos trabalhos realizados pelo contador, enquanto as obrigações trabalhistas tange à:
- Apuração e pagamento de salários e benefícios;
- Recolhimento de INSS;
- Pagamento de FGTS;
- Apuração e pagamento de tributos associados ao regime tributário da sua empresa.
Você conhece todas as obrigações trabalhistas da sua empresa?
Como a MF Consultoria pode te ajudar?
Seja no momento da definição do seu regime tributário, seja no momento da a apuração e pagamento dos seus tributos, você encontra na MF Consultoria Contábil um contador qualificado e especializado, sempre pronto para te ajudar.
Nossos produtos e serviços estão relacionados intimamente com uma melhor gestão das empresas que confiam a nós essa parceria, melhorando a sua administração.
Conclusão
Todas as empresas, do MEI à uma empresa que consegue faturar milhões em um único mês, têm obrigações fiscais de um ecommerce. Conhecê-las, portanto, deve ser um dos maiores deveres de um empresário, ainda que não seja ele o profissional a fazer o pagamento delas.
É para que a sua empresa possa contar com um maior suporte no momento de fazer o devido pagamento das suas contas com o Fisco que a MF Consultoria Contábil existe há mais de 20 anos.