Precificação para Ecommerce: o que é, como definir e calcular
A precificação para ecommerce é muito mais do que colocar preço em um produto ou serviço, pois define toda a estratégia do seu negócio e te conduz a refletir sobre ele.
Definir o preço correto de um produto ou de um serviço é muito mais do que calcular o custo dele e a sua margem de lucro.
É necessário fazer pelo menos dois movimentos: O de olhar para dentro da sua marca, para fora dela e para o futuro da sua empresa. Saiba, agora, como fazê-los e o que levar em conta.
O que é a precificação para ecommerce?
A precificação para ecommerce é o processo pelo qual uma empresa passa a fim de determinar o valor mais adequado para os seus produtos ou mesmo para a prestação de serviços.
Assim, é um processo determinante para que um negócio possa manter-se sempre lucrativo, atrativo ao seu público e, sobretudo, rentável.
Um bom processo de precificação para ecommerce olha muito mais para dentro da empresa, no entanto, do que para fora dela – como muitos podem imaginar.
Para que se possa determinar o preço de um produto ou mesmo de um serviço, é fundamental que a empresa saiba, de fato, qual o valor que ela mobiliza para custeá-lo internamente.
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Qual a diferença entre preço e valor?
Em linhas gerais, o preço é o que o consumidor paga, enquanto o valor é aquilo que é atribuído socialmente, convencionando o que tem valor e o que não tem, sem que isso esteja necessariamente ligado ao preço em si.
Dessa forma, o preço de um produto ou o preço que se cobra por um serviço não é, necessariamente, aquele que ele realmente vale.
Em um exemplo prático, podemos pensar no valor que um alimento tem e no preço dele. Uma experiência naquele restaurante em que costumamos almoçar, no meio da semana, durante o trabalho, tem um valor e um preço.
Agora, aquela experiência gastronômica, embora possa ter os mesmos ingredientes da refeição que fazemos durante a semana e que reservamos para ocasiões especiais, tem um outro valor e um outro preço – geralmente mais elevados.
Isso se dá porque o serviço prestado pode ser mais complexo, profissionais mais capacitados podem ser requisitados e até mesmo a estrutura do ambiente pode ser diferente.
Dessa forma, atribuímos um valor diferente e temos um preço diferente como resultado, embora estejamos tratando da mesma coisa: comida.
Portanto, é por isso que precisamos não só olhar para o mercado, mas para dentro dos nossos negócios, das nossas empresas, ao determinarmos o preço e o valor do que será ali realizado.
Isso se dá, sobretudo, porque apenas a nossa empresa sabe o que se investe para que aquele valor esperado possa ser de fato atribuído e o investimento nisso realizado – o que tem a ver, portanto, com preço. E, assim, com precificação.
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Importância de fazer a precificação para ecommerce correta
A importância de se fazer a precificação para ecommerce correta de um produto ou de um serviço prestado está relacionada, sobretudo, ao valor que está atrelado à ideia de preço.
Dessa forma, precificar corretamente não define, apenas, o que é caro ou o que é barato, mas, sim, e essencialmente, ao valor que você ambiciona que o seu público possa atribuir ao seu produto, ao seu serviço ou à sua empresa.
Assim, é fundamental que a sua empresa conheça com precisão a sua cadeia de produção, de compra e de venda, ou mesmo o seu regime de contratação, valores pagos aos colaboradores e benefícios.
Isso determinará a qualidade do que você pode oferecer e, por conseguinte, o valor que poderá ser atribuído ao que você faz pelo seu público. E, com isso, determinar o preço do que é feito.
Estratégias de precificação para ecommerce: qual definir?
Dentre as principais estratégias de precificação para ecommerce temos: definição de preço por concorrência, diferenciação, margem de contribuição e posicionamento de marca.
- Definição de preço por concorrência
Se trata do “olhar para fora” e ver o comportamento do mercado em relação ao mesmo tipo de produto ou segmento em que você opera.
- Diferenciação
Se trata de aplicar preço a partir daquilo que a sua marca entrega e que nenhuma outra entrega. Por exemplo: Quão exclusiva é a sua marca? Quão exclusivo é o seu produto?
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- Margem de contribuição
Se trata da definição de preço de acordo com aquilo que se paga enquanto tributo sobre o que é produzido ou comercializado.
- Posicionamento de marca
Se trata da definição de preço por meio da forma em que a sua marca deseja se posicionar no mercado, empregando valor em seus produtos de forma diferenciada e associada ao preço.
Como fazer a precificação para ecommerce de produto ou serviço?
Fazer a definição de preço de um produto ou de um serviço deve levar em conta alguns aspectos que são relacionados aos custos fixos e variáveis dele, indicadores de desempenho e margens de lucro anteriores, a concorrência e até mesmo seu fluxo de caixa.
Veja como fazê-la:
Considere custos variáveis
Verifique atenciosamente quais são todos os custos fixos e variáveis daquilo que você produz, vende ou presta enquanto serviço.
Dê especial atenção ao que você tem enquanto custo variável – como valor do frete ou do combustível utilizado – na composição do seu preço, sempre trabalhando com uma margem adequada.
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Análise indicadores e margens anteriores
Dê mais atenção aos indicadores anteriores do seu negócio – como ticket médio e item-venda, quando se tratar do comércio; sazonalidade, quando se tratar de serviços e recursividade de pedidos quando se tratar de indústria.
Com esses indicadores você pode mensurar de forma mais palpável o valor que seu produto pode ter enquanto potencial e a aceitabilidade desse dado para o mercado.
Pesquise a concorrência
Olhar para fora pode não ser o mais importante, mas ainda é quando se trata da precificação para ecommerce dos seus produtos, serviços e insumos de produção.
Portanto, observe com cuidado as práticas da concorrência – o que vai além do preço, lembremos – e mensure a competitividade da sua empresa diante do seu mercado.
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Prepare o caixa da empresa
O caixa da sua empresa deve estar preparado para qualquer tipo de ajuste de valor, seja para mais, seja para menos.
Isso se deve à necessidade de adaptá-lo com a frequência dos seus recebimentos e dos seus pagamentos. Portanto, não faça alterações de preço sem antes fazer uma análise cuidadosa da frequência de caixa que seu negócio exige.
Conclusão
A precificação para ecommerce de um produto ou de um serviço depende da relação entre preço e valor que ele tem, de forma intrínseca, do seu mercado e até mesmo do seu posicionamento de marca.
Portanto, a definição de preço não deve ser uma atividade de “olhar para fora” do seu negócio – para o seu mercado, portanto -, apenas. E, sim, um movimento de análise do que a sua empresa é e quer ser.